Trump quer resolver questão da Coréia do Norte diplomaticamente.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que quer resolver, diplomaticamente, o problema dos programas nucleares e de mísseis da Coréia do Norte, mas é muito difícil.
Trump falou com a agência de notícias Reuters no Salão Oval, nesta quinta-feira (27), antes do seu 100º dia no poder, no sábado.
Ele disse que “há uma chance de que os Estados Unidos possam acabar tendo um grande e importante conflito com a Coréia do Norte”.
Trump também disse que, realmente, sente que o presidente chinês Xi Jinping está fazendo tudo o que está ao seu alcance para ajudar os EUA com a situação.
Os EUA, aparentemente, estão esperando para ver se a pressão chinesa sobre a Coreia do Norte resolverá o problema.
Trump disse que estabeleceu um relacionamento pessoal muito bom com Xi, e ele não iria querer causar dificuldade, agora, para o líder chinês.
A observação indica que os Estados Unidos deverão se abster de tomar medidas que provoquem a China, como as conversas telefônicas com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, por enquanto.
Trump também se referiu ao sistema anti-mísseis Terminal de Defesa de Alta Altitude, ou THAAD, que está sendo implantado na Coréia do Sul. Ele o classificou de “fenomenal” e reafirmou a intenção dos EUA de defender a Coréia do Sul.
Porém, observou que o sistema custa um bilhão de dólares, e questionou por que os EUA estavam pagando por ele.
Ele disse que informou a Coréia do Sul que seria apropriado se a nação pagasse pelo sistema.
- Nevascas e ventos fortes devem atingir costa do Mar do Japão - 25 de dezembro de 2025 11:36 pm
- Críticos acusam UE de avançar em censura digital e tensionar aliados - 25 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Governo japonês avalia recuperar itens de navio afundado na Segunda Guerra Mundial - 25 de dezembro de 2025 10:56 pm

