
Tillerson: Ataque à Síria serve de aviso para outros, como a Coreia do Norte.
Os ataques militares norte-americanos contra a Síria, por seu suposto uso de armas químicas, são um alerta para outras nações, incluindo a Coréia do Norte, de que “uma resposta é provável” se representarem um perigo, disse o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson.
Tillerson disse que a China concorda que uma ação é necessária para enfrentar o arsenal nuclear da Coréia do Norte, depois da reunião da semana passada entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping.
Perguntado se os ataques de sexta-feira contra a Síria eram uma mensagem para a Coréia do Norte, Tillerson disse à ABC:
“A mensagem que qualquer nação pode ter é: se violar as normas internacionais, se violar os acordos internacionais, se não cumprir os compromissos, se tornar uma ameaça para os outros, em algum momento uma resposta, é provável que seja empreendida. ”
“Em termos de Coréia do Norte,” ele acrescentou que “nós temos muito claro que nosso objetivo é uma península coreana desnuclearizada”.
Em uma entrevista separada, Tillerson disse à CBS que: “O presidente Xi entende claramente, e eu acho que concorda, que a situação se intensificou e chegou a um certo nível de ameaça que a ação teve que ser tomada”.
Trump irá, em breve, rever as opções para remover a “ameaça” colocada pelos mísseis da Coréia do Norte, disse o assessor de segurança nacional da Casa Branca, H. McMaster, neste domingo.
Oficiais norte-coreanos, incluindo o líder Kim Jong-Un, indicaram repetidamente, que um teste de mísseis balísticos intercontinental ou algo semelhante poderia estar chegando, possivelmente em 15 de abril, o 105º aniversário do presidente fundador da Coréia do Norte e comemorado anualmente como “o Dia do Sol . ”
A Reuters foi a primeira agência a relatar, no sábado, que o grupo de ataque da Marinha norte-americana, Carl Vinson, cuja nau capitânia é um porta-aviões nuclear com o mesmo nome, está a caminho em direção à península coreana, partindo de Cingapura, como demonstração de força depois que Pyongyang testou um míssil Scud com combustível líquido, este mês.
“É prudente fazê-lo, não?” disse McMaster sobre a implantação, no Fox News de domingo.
“Este é um regime desonesto, que agora é um regime nuclear, e, o presidente Xi e o presidente Trump concordaram que isso é inaceitável, que o que deve acontecer é a desnuclearização da Península Coreana”, disse ele.
Uma análise da segurança nacional norte-americana, das opções sobre a Coréia do Norte, incluiem medidas econômicas e militares. Mas eles se inclinam mais para sanções e aumento de pressão sobre Pequim para controlar seu vizinho. – Reuters
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm



















