The Baggios: “Brutown”ganha versão em vinil.
Criada em 2004 na cidade de São Cristóvão – Sergipe, a banda The Baggios é uma das mais inventivas da atualidade, tanto pelo blues rock cheio de personalidade, como pela curiosa formação; Julio Andrade (guitarra e voz) e Gabriel Carvalho (bateria). Curiosa? Sim. Porque os dois não são um duo, mas sim uma banda.
The Baggios tem colecionado elogios pelo mundo por suas apresentações viscerais e originalidade em seus álbuns, que trazem timbres clássicos e mesclam muito bem riffs blueseiros com o peso do rock setentista e a música brasileira.
Em “Brutown”, o aclamado terceiro álbum de estúdio, indicado ao Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos e Artes) e Prêmio Bravo e presente nas principais listas de melhores álbuns de 2016 como a da Rolling Stone e Jornal Estadão, o The Baggios traz como conceito uma cidade que beira o caos e aborda temas que dialogam com o cotidiano do Brasil e do mundo. O disco ganhou versão em vinil.
Com referências de sua cidade natal, o clima denso do disco é anunciado por “Estigma” e “Brutown”, que falam sobre violência e tempos sombrios, já em “Sangue e Lama” a banda retrata a tragédia de Mariana (Minas Gerais) e o massacre no Bataclan, em Paris.
Produzido por Felipe Rodarte e pela própria banda no lendário Estúdio Toca do Bandido (RJ), é notável uma sonoridade ainda mais madura, novas experimentações e novos elementos.
Com a necessidade de seguir novas direções e ampliar as possibilidades nos arranjos, saindo da zona de conforto da “guitarra/bateria”, a banda convidou o músico Rafael Ramos (teclas e baixo) para somar nas gravações do disco, dando ainda mais peso e novas texturas.
O The Baggios também convidou artistas que são influências para eles de alguma maneira; Jorge Du Peixe (Nação Zumbi), canta em “Saruê”, Fernando Catatau (Cidadão Instigado), toca guitarra em “Soledad”, Emmily Barreto (Far From Alaska), empresta sua voz para “Estigma”, Gabriel Thomaz e Erika Martins (Autoramas) fazem backing vocal em “Desatracadato”. Além deles, Felipe Ventura (Baleia) toca violino e fez arranjo de cordas em “Soledad” e “Miquim”.
Com três álbuns, três EP’s e um DVD ao vivo, o The Baggios ganhou em 2010 o Prêmio Nacional da ARPUB com a música “Em Outras”, tem clipes veiculados em diversos canais especializados e citações em jornais do Brasil e do mundo. Seus dois álbuns de estúdio marcaram presença em dezenas de listas de “Melhores do Ano”, e a música “Sem Condição” foi eleita pela revista Rolling Stone como uma das melhores de 2013.
Em 2016 foi uma das atrações do Festival Lollapalooza. Suas turnês passaram por mais de cinquenta cidades brasileiras, e recentemente pelo México, onde fizeram seis apresentações e ganharam destaque na mídia local. A banda vem se apresentando em grandes festivais do país, como Virada Cultural de São Paulo, Festival Porão do Rock e Porto Musical, além de ter se apresentado em lugares consagradas como Auditório Ibirapuera e o SESC Pompeia, considerado o berço do Rock Brasileiro.
Website: http://www.thebaggios.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/thebaggios/
Youtube: https://www.youtube.com/user/thebaggios
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am