Ministro da Reconstrução renuncia depois de gafe.
O ministro do gabinete, encarregado de reconstruir as áreas atingidas pelo terremoto e tsunami de 2011, renunciou depois de fazer uma observação considerada ofensiva para os afetados pelo desastre.
O ministro da Reconstrução, Masahiro Imamura, entregou sua carta de demissão ao primeiro-ministro, Shinzo Ab,e na manhã de quarta-feira (26).
Abe aceitou e nomeou o legislador do Partido Democrático Liberal Masayoshi Yoshino como o novo Ministro de Reconstrução.
Yoshino foi eleito por Fukushima, uma das províncias duramente atingidas pelo desastre. Ele, até agora, serviu como presidente do comitê especial da Câmara Baixa para a reconstrução de desastres.
A observação de Imamura ocorreu em um discursopronunciado na terça-feira, em uma reunião de legisladores pertencentes a uma facção do Partido Liberal Democrata, liderada pelo secretário-geral do PDL, Toshihiro Nikai.
Referindo-se ao escopo das perdas de infra-estrutura social causadas pelo desastre de 2011, ele disse que foi uma sorte que o desastre tenha atingido a região do nordeste de Tohoku em vez da área metropolitana de Tóquio, já que o dano teria sido muito pior.
Na mesma reunião, Abe pediu desculpas pela observação de Imamura. Ele disse que era inadequado e ofendeu as pessoas nas áreas atingidas pelo desastre.
Esta foi a segunda gafe de Imamura este mês. Sua renúncia é vista como uma demissão de fato pelo primeiro-ministro.
Os partidos de oposição dizem que Imamura deve renunciar, não apenas como ministro do gabinete, mas também da Dieta, e eles devem questionar a responsabilidade de Abe pela nomeação de Imamura.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
















