
Mattis: Ataque dos EUA contra a Síria foi uma medida de resposta.
O secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, disse que o ataque aéreo norte-americano contra uma base aérea síria foi uma resposta ao ataque de armas químicas do governo sírio sobre a população civil.
Mattis ressaltou a legitimidade do ataque aéreo de quinta-feira (6) contra o governo do presidente Bashar al-Assad em sua primeira declaração sobre o assunto, na segunda-feira.
Ele disse que o departamento de defesa avalia que o ataque danificou ou destruiu locais de combustível e munição, capacidades de defesa aérea e 20% das aeronaves operacionais da Síria.
Ele disse que o governo sírio perdeu a capacidade de reabastecer ou rearmar aeronaves no aeroporto atingido.
Mattis disse que o presidente Donald Trump autorizou o ataque para dissuadir o uso futuro de armas químicas e para mostrar que os Estados Unidos não ficarão passivos enquanto Assad assassina pessoas inocentes com armas de destruição em massa.
O secretário de Defesa insinuou a possibilidade de os EUA adotarem uma contramedida adicional, se a Síria usar armas químicas novamente.
A Rússia acusou os Estados Unidos de cometerem agressões com o ataque, em uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, na sexta-feira.
China e algumas nações latino-americanas, expressaram dúvidas sobre sua legitimidade.
- Banda alemã Backside of Richness revive demos dos anos 80 em novo lançamento - 14 de fevereiro de 2026 11:21 pm
- ONU denuncia massacre de 6 mil civis pelo RSF no Sudão - 14 de fevereiro de 2026 9:27 pm
- Japão prepara primeira estratégia nacional de inteligência - 14 de fevereiro de 2026 9:18 pm



















