
Cidadão norte-americano detido no aeroporto, na Coreia do Norte.
A Coréia do Norte teria detido um homem, coreano-americano. Acredita-se que seja um dos três cidadãos dos EUA que estão presos no país.
Vários meios de comunicação dos EUA dizem que um funcionário da Embaixada da Suécia em Pyongyang confirmou a detenção. A embaixada representa os interesses dos EUA na Coréia do Norte, já que Washington e Pyongyang não têm laços diplomáticos.
Fontes citadas pela agência de notícias Yonhap, da Coréia do Sul, disseram que o cidadão norte-americano foi preso pelas autoridades norte-coreanas, na sexta-feira (14), no aeroporto internacional de Pyongyang. Ele estava saindo do país.
A Yonhap também relata que o homem, identificado apenas pelo sobrenome Kim, é ex-professor de uma universidade na China. A agência acrescenta que a Coréia do Norte não forneceu uma razão para a detenção.
Um funcionário do Departamento de Estado dos EUA disse a repórteres, no domingo (23), que o país está ciente dos relatos sobre o caso, acrescentando que a proteção dos cidadãos norte-americanos é uma das maiores prioridades do departamento e que Washington trabalhará o assunto, juntamente com a Embaixada da Suécia.
A Coréia do Norte havia dito, anteriormente, que deteve dois cidadãos norte-americanos por crimes contra o Estado.
Analistas acreditam que Pyongyang poderá usar o mais recente caso como moeda de troca com Washington.
A administração do presidente dos EUA, Donald Trump, vem aumentando a pressão sobre a Coréia do Norte, em resposta aos programas de desenvolvimento nuclear e de mísseis do país. Trump enviou um grupo de ataque, liderado por um porta-aviões nuclear, a águas próximas à península coreana.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm



















