Alice Passos lança “Voz e Violões”, seu primeiro CD.
Alice Passos é uma cantora e instrumentista das mais talentosas representantes de uma geração, que traçou diferentes caminhos, mas que firmou o ponto de encontro na Lapa. Apesar de ter vivido o seu amadurecimento no bairro boêmio carioca, onde chegou com apenas 15 anos para mostrar seu talento precoce em casas como Semente, Clube dos Democráticos e Carioca da Gema, por incrível que pareça, já tinha estrada.
Aliás, já nasceu e cresceu na estrada, pois vem de uma família de músicos: é irmã da cantora e cavaquinista Mariana Bernardes e filha da também cavaquinista Ignez Perdigão, professora de gerações de artistas. Aos 8 anos entrou para os “Flautistas da Pro Arte”, onde tocou durante 14 anos, mas já como a renomada Orquestra de Sopros da Pro Arte. Durante esses anos, tocou flauta, cantou e fez arranjos para a orquestra, que anualmente homenageia algum mestre de nosso cancioneiro. Neste período fez apresentações no Rio, em Belo Horizonte, em Salvador e também uma turnê pela Áustria.
Quando chegou à Lapa já foi pelas mão de Wilson Das Neves, na casa Estrela da Lapa. Com o baterista de Chico Buarque, parceiro de Paulo César Pinheiro e bamba do Império Serrano fez shows também em Belo Horizonte, além de fazer coro em seu último trabalho, “Pra gente fazer mais um samba”. A partir deste encontro tornou-se figura onipresente nas noites do bairro. Foi por três vezes finalista do concurso de Novos Talentos do Carioca da Gema.
Participou no coro e como solista no CD “Mario Lago, o homem do século XX”, e fez vocais em discos de artistas como Jards Macalé, Pedro Holanda (Demorô), Nelson Sargento (projeto Memória do Samba), João Hermeto, Alfredo do-Penho (Samba Sujo), Tuninho Galante e Marceu Vieira e Áurea Martins (De Ponta Cabeça).
Pelas mãos do produtor Mário Moraes, figura conhecida e querida dos sambistas cariocas, foi se apresentar por diversas vezes no Maranhão, em caravanas com artistas como Moacyr Luz, Paulão Sete Cordas, Tuninho Geraes, Moyseis Marques, Elisa Addor, Gabriel Cavalcante e outros.
Fez temporadas no Trapiche Gamboa com o Grupo Jequitibá, que a acompanha desde 2008 , onde apresentou um show em homenagem a Paulo César Pinheiro, com participação de Maurício Carrilho e Cristina Buarque. Com o Regional Carioca fez um concerto em 2011, na Sala Baden Powell.
Alice integra a Orquestra “Corações Futuristas”, formada e regida por Egberto Gismonti desde 2010. O grupo se apresentou no festival MIMO em Salvador, em Belo Horizonte, e na Bélgica, no festival Europália, dedicado ao Brasil em 2011.
Gravou a faixa “De forma insuspeita” do disco “Morimbundas Vontades” (2015)do compositor Fernando Pollon.
Fez participação no disco “Tatanaguê”, a ser lançado em 2017, do compositor Theo de Barros e do cantor Renato Braz, cantando a faixa “Camaradinho”.
Em 2016, Alice lançou seu primeiro CD, produzido por Maurício Carrilho, com canções inéditas de Guinga, Francis Hime, Paulo Cesar Pinheiro, Mauricio Carrilho entre outros compositores e com participações especiais de Guinga, Théo de Barros, Dori Caymmi, entre outros.
O disco contou com participações de grandes violonistas brasileiros que estão organizados em ordem alfabética na capa do CD – Dori Caymmi, Guinga, João Camarero (discípulo genial do imortal Raphael Rabello), João Lyra, Julião Pinheiro, Mario Gil, Maurício Carrilho, Miguel Rabello, Pedro Messina, Sergio Santos, Theo de Barros, Thiago Amud e Zé Paulo Becker. Os violonistas atuam como arranjadores e vocalistas.
“Voz e Violões” nasceu da vontade de cantar o Brasil através das 6 ou 7 cordas de 13 violonistas e compositores preciosos, afirma Alice.
Dentro dele tem capoeira da Bahia, maracatu alagoano, forró carioca, samba suburbano, folia mineira e canções todas feitas com primor e fundamento de quem já viu a alma do Brasil. Alice Passos canta acompanhada pelo compositor da música em todas as faixas do disco, dando uma sensação de frescor, de intimidade do início ao fim.
No show, a cantora convida o violonista João Camarero, um dos 13 instrumentistas do disco, para mostrar uma das coisas que tem de mais pura em nosso país: a canção popular brasileira.
Youtube: https://www.youtube.com/user/aliceppassos
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am