Abe e Putin discutem a crise norte-coreana e atividades econômicas.
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que ele e o presidente russo, Vladimir Putin, concordaram em convocar, conjuntamente, a Coréia do Norte para que se abstenha de novos atos provocativos.
Os dois líderes falaram em uma entrevista coletiva em Moscou, nesta quinta-feira (27), depois de conversações no início do dia.
Abe disse que a Rússia é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e membro vital nas conversações a seis, sobre o programa nuclear da Coréia do Norte. As negociações, paralisadas envolvem o Japão, Rússia, Estados Unidos, China e Coréia do Norte e do Sul.
Abe disse que ele e o presidente Putin concordaram em manter uma estreita cooperação ao instar Pyongyang a cumprir, plenamente, as resoluções do Conselho de Segurança e a abster-se de mais ações agressivas.
Os líderes também falaram sobre atividades econômicas conjuntas em ilhas controladas pela Rússia e reivindicadas pelo Japão.
Abe disse que concordaram em enviar um grupo de pesquisa, de funcionários públicos e privados para as ilhas já em maio, acrescentando que o Japão e a Rússia irão iniciar um processo de concretização dos projetos conjuntos.
Abe citou a criação de peixes e ouriços do mar além do rico cenário natural para o turismo como exemplos das atividades conjuntas. Ele disse que os projetos vão melhorar o padrão de vida e conveniência para os ilhéus russos.
Abe disse esperar que os projetos criem muitas novas possibilidades para os japoneses que querem fazer negócios nas ilhas.
Ele observou que ex-moradores de Kunashiri e Habomai, duas das ilhas disputadas, terão permissão para ir até lá em junho, para visitar os túmulos de seus ancestrais.
Usando o primeiro nome de Putin, Abe disse que ele e Vladimir querem trabalhar para concluir um tratado de paz. Japão e Rússia ainda não assinaram um tratado de paz devido à disputa territorial sobre as 4 ilhas.
O governo japonês sustenta que as ilhas são parte inerente do território do Japão. Diz que as ilhas foram ilegalmente ocupadas após a Segunda Guerra Mundial.
Abe disse que o Japão e a Rússia farão as pessoas sentirem o desenvolvimento que os laços bilaterais podem trazer, disse ainda que os dois lados estão trabalhando, conjuntamente, nos campos da medicina e do ambiente urbano.
Abe observou que desde que as atividades econômicas conjuntas foram propostas, em dezembro de 2016, foram vistos progressos em direção ao objetivo que ele e o presidente Putin definiram.
Abe acrescentou que Putin e ele concordaram em se reunir à margem da Cúpula do G20, na Alemanha, em julho, e do Fórum Econômico Oriental, em Vladivostok, em setembro.
- Nevascas e ventos fortes devem atingir costa do Mar do Japão - 25 de dezembro de 2025 11:36 pm
- Críticos acusam UE de avançar em censura digital e tensionar aliados - 25 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Governo japonês avalia recuperar itens de navio afundado na Segunda Guerra Mundial - 25 de dezembro de 2025 10:56 pm

