Suprema Corte de Osaka autoriza reiniciar os reatores de Takahama

A Suprema Corte de Osaka anulou uma medida cautelar que suspendeu as operações de dois reatores nucleares na cidade de Takahama, Província de Fukui, no centro do Japão.

0
Image © (Usina Nuclear na cidade de Takahama, Província de Fukui | Reuters/Kyodo) Suprema Corte de Osaka permite reiniciar os reatores de Takahama - Mar/2017

Suprema Corte de Osaka autoriza reiniciar os reatores de Takahama.

A Suprema Corte de Osaka anulou uma medida cautelar que suspendeu as operações de dois reatores nucleares na cidade de Takahama, Província de Fukui, no centro do Japão.

Os reatores No.3 e No.4 da usina de Takahama foram desligados desde que o tribunal distrital de Otsu emitiu a ordem, em março do ano passado.

O tribunal de Otsu confirmou as queixas apresentadas pelos residentes da província vizinha de Fukui, Shiga, de que a Kansai Electric Power Company não tinha feito uma explicação completa do sistema de segurança da usina.

A liminar foi a primeira a parar um reator que estava on-line.

A Kansai Electric apelou ao Supremo Tribunal de Osaka, alegando que implementou medidas de segurança mais severas do que as exigidas pelos novos regulamentos, introduzidos após o acidente de 2011 na usina nuclear de Fukushima Daiichi.

A decisão do tribunal superior, na terça-feira (28), permite que os reatores sejam religados.

A Kansai Electric planeja iniciar os procedimentos para reiniciar os reatores, incluindo a transferência de combustível nuclear, depois de explicar a situação aos governos locais na Província de Fukui.

Espera-se que demore mais de um mês para que os reatores retomem a operação.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.