Marya Bravo: O talento na arte de cantar e atuar. Marya Bravo é cantora, compositora, atriz, bailarina, dona de uma voz agradável e potente, o que lhe proporciona a oportunidade de participar de grandes espetáculos musicais.

“Água demais por Ti (2009)- Foto by Daniel Mattar

Marya é filha do músico e percursor do rock rural, Zé Rodrix e da cantora Lizzie Bravo, portanto a música esta no DNA e como dizia seu pai: Marya nasceu cantando e em útero musical.

Setembro de 1971, Zé Rodrix e Lizzie Bravo, grávida de 8 meses, no Festival Internacional da Canção no Maracanãzinho. (Acervo pessoal de Lizzie Bravo)

O primeiro CD de Marya foi “Água demais por ti” (2010) produção independente, onde expressa toda a sua alma rockeira. O disco foi produzido por Carlos Trilha, onde a cantora gravou um repertório de onze faixas, incluindo seis inéditas autorais e cinco regravações, entre elas “Fala”, um dos hits do primeiro álbum do grupo Secos & Molhados.

A alma rockeira, herdou da mãe Lizzie, que viveu uma breve história com os Beatles, quando em 1968, aos 16 anos, foi para Londres atrás de um sonho e conseguiu realiza-lo, ao fazer parte do coro na faixa “Across the universe”, do clássico disco “Abbey Road”da banda que marcou eternamente o seu nome no cenário musical.

Marya foi backink vocal da cantora Marisa Monte, tendo participado da turnê mundial “Memórias, Crônicas e Declarações de Amor” assim como no DVD da mesma. Participou de discos de vários intérpretes, como Milton Nascimento, Egberto Gismonti, Roberto Carlos, entre outros.

Em 2011, Marya homenageou o pai (falecido em 22 de maio de 2009) em seu segundo álbum “De pai para filha. Marya Bravo canta Zé Rodrix”. O álbum pelo selo “Jóia Moderna” foi o resultado do show apresentado no Rio de Janeiro com grande sucesso de crítica e público. “Hoje ainda é dia de rock”, foi trilha-sonora da novela “Fina Estampa” (Rede Globo).

Em 2014, Marya gravou seu terceiro álbum “Comportamento Geral – Canções da Resistência” (Lançamento do selo Jóia Moderna) com temas relacionados a ditadura e o golpe militar.

Nesse trabalho Marya resgata e interpreta as músicas com uma roupagem rock and roll, enfatizando as letras, como na “Canção do Medo” composta por Toquinho e que na época foi interpretada por Marlene. O repertório é de canções que batiam de frente com o regime militar.

Algumas foram censuradas, outras inexplicavelmente escaparam da tesoura, e tocaram no rádio, apesar das letras de denúncia explicita, como é o caso de “Pesadelo” (Maurício Tapajós/Paulo César Pinheiro), gravada pelo “MPB­4″. “Comportamento Geral ­ Canções de Resistência” nasceu do show “Apesar de Você”, apresentado em 2014, no “Sesc Copacabana”, dentro da programação de um projeto chamado “Arte e Autoritarismo em Cena”, que lembrava os 50 anos do golpe de 1964.

Mayra Bravo transpôs para o disco as canções e o conceito, de reavivar a história da ditadura. A música “Hoje ainda é dia de rock”, foi trilha-sonora da novela “Fina Estampa” (Rede Globo).

O primeiro trabalho de Marya, foi aos 4 anos de idade ao fazer a voz da garotinha num comercial do “Cremogema”, tendo feito vários jingles no decorrer da carreira.

Marya sempre sonhou em ser atriz, e ao se mudar para Nova Iorque com a mãe, frequentou uma escola profissionalizante de teatro musical “Talent Unlimited High School for The Performing Arts”, unindo as vocações de cantar e atuar, tendo participado de trabalhos nos Estados Unidos e Europa.

Marya Bravo em A Primeira Dama (2015) “Todos os musicais de Chico Buarque em 90 minutos”

Acabou retornando ao Brasil, quando numa viagem de férias, aproveitou para participar de um teste para um musical e acabou ficando.

Marya participou de espetáculos como “A Opera do Malandro” (turnê em Portugal), “Milton Nascimento- Nada será como antes”,  “Lado a lado com Sondheim”, “Um violinista no telhado”,  “Somos Irmãs, “Cristal Bacharach”, “Beatles num céu de diamantes”, “7-o musical”, “Cauby! Cauby!” onde interpretou a cantora Ângela Maria, “Se eu fosse você- o Musical”.

A maioria dos espetáculos que participou, são obras da conceituada dupla de diretores Möeller & Botelho, os magos dos musicais.

Atualmente Marya Bravo esta no elenco da versão brasileira do musical “Forever Young”, sob a direção de Jarbas Homem de Mello.

Considerado uma das comédias europeias mais engraçadas, sendo escrita pelo suiço Erik Gideon, a história gira em torno de seis atores representando a sim mesmos em 2050, quando estão próximos do centenário, onde o palco de um antigo teatro é transformado em um retiro para artistas.

Ali eles aproveitam a ausência da enfermeira (Marya Bravo)) e cantam e dançam, recordando o passado com um grande senso de humor.

Os hits são sucessos do rock/pop internacional da década de 50 até chegar aos anos 90, músicas internacionais, como “I Love Rock and Roll”, “I Wil Survive”, “Smells Like a Teen Spirit”, “Forever Young”, “I Got You Babe”, “Music”, “Roxanne”, “Imagine”, “Rehab”, “Satisfaction”, “Sweet Dreams”, “San Francisco”, “California Dreamin”, “Let It Be” e as nacionais, “Eu nasci há 10 mil anos atrás” de Raul Seixas, “Valsinha” de Chico Buarque e “Do Leme ao Pontal” de Tim Maia.

A versão brasileira esta sob a supervisão artística de Henrique Benjamin, que é também o responsável pela tradução. Henrique Benjamin é o responsável pela produção geral em parceria com Sandro Chaim. Em abril o espetáculo será apresentado em Vitória, Brasilia e Curitiba.

Tatih Kohler, Kacau Gomes, Marya Bravo e Gottsha.

No dia 21/03/17, Marya Bravo fez uma participação especial no espetáculo “Beatles num céu de diamantes” no Theatro NET Rio, ao lado das atrizes-cantoras originais do espetáculo: Gottsha, Kacau Gomes e Tatih Köhler.

Às vésperas de completar dez anos em cartaz, o musical de Möeller & Botelho, não conta com as quatro atrizes do elenco original na atual temporada.

Jules Vandystadt (arranjador e ator-cantor do musical) escolheu a canção “Imagine”, de John Lennon, para a apresentação das divas convidadas.

Elenco do espetáculo “Beatles num céu de diamantes”. Foto: Leo Ladeira/Möeller & Botelho.

Em seguida, as quatro juntaram-se ao elenco para cantar “All You Need is Love” e no final fecharam o espetáculo com o círculo do amor emocionando a plateia presente que lotava o teatro, numa noite inesquecível. Möeller & Botelho já levaram o espetáculo para todo o Brasil, tendo se apresentado até na França.

http://www.mundo27.com/maryabravo
https://www.facebook.com/Marya-Bravo-127983281599/
https://www.youtube.com/user/maryabravo

Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.