Kishida sobre a decisão do impeachment de Park

0
Image © (Divulgação) Kishida sobre a decisão do impeachment de Park - Mar/2017

Kishida sobre a decisão do impeachment de Park. O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, disse que, embora não faça comentários sobre as questões domésticas da Coréia do Sul, o governo japonês deve continuar sua cooperação com o novo governo do país, em uma variedade de campos.

Kishida falou a repórteres na sexta-feira (10), depois que surgiu a notícia de que o Tribunal Constitucional da Coreia do Sul havia confirmado a decisão da Assembléia Nacional sobre o impeachment da presidente Park Geun-hye.

Ele expressou a esperança de que o novo governo da Coréia do Sul possa, sinceramente, realizar um acordo bilateral sobre a questão das chamadas “mulheres de conforto.”

Segundo o acordo, alcançado entre o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e a presidente Park em 2015, os dois países comprometeram-se em resolver a questão de forma definitiva e irreversível.

Diplomatas sêniores do Japão na Coréia do Sul foram, temporariamente, chamados de volta ao Japão, desde o início deste ano, em protesto contra a instalação de uma estátua dedicada às “mulheres de conforto” em frente ao Consulado Geral do Japão em Busan.

Kishida disse que o momento de seu retorno à Coréia do Sul ainda não foi determinado. Ele disse que a decisão será tomada após um exame abrangente da situação.

O ministro das Relações Exteriores também disse que a Coréia do Sul é um importante vizinho do Japão, e que compartilha seus interesses estratégicos. Disse ainda que a cooperação bilateral e a coordenação das políticas continuam a ser uma parte indispensável da paz e da estabilidade regionais.

Ele observou que a importância dos laços bilaterais permanecerá inalterada, quem quer que tome o poder na Coréia do Sul.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.