
Embaixador da Coréia do Norte deixa a Malásia. O embaixador da Coreia do Norte deixou a Malásia em decorrência de sua expulsão do país pela conexão com o assassinato de Kim Jong Nam, o meio-irmão do líder norte-coreano Kim Jong Un.
Kang Chol decolou do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur às 18h30 de segunda-feira (6) em direção a Pequim, uma escala no caminho para a capital norte-coreana, Pyongyang.
Antes de sua partida, Kang disse a repórteres que lamenta a resposta excessiva do governo malaio, que prejudica 40 anos de laços amistosos entre os dois países.
A Malásia, no sábado, declarou Kang persona non grata e deu-lhe prazo até 18h00 de segunda-feira para deixar o país.
Ele havia criticado as autoridades malaias por sua investigação sobre o assassinato, alegando que estão escondendo alguma coisa e tentando enganar Pyongyang.
Desde o assassinato, a Malásia chamou seu embaixador em Pyongyang e cancelou o programa de entrada sem vistos para os norte-coreanos, a partir de segunda-feira (6).
O governo disse que a expulsão do embaixador é parte de sua revisão das relações diplomáticas com Pyongyang.
A Coréia do Norte se recusou a permitir que um oficial da embaixada e um funcionário de sua companhia aérea estatal sejam interrogados pelos investigadores malaios.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm



















