Coréia do Norte lançou mísseis Scud-ER. Um oficial do governo norte-americano sugeriu que os mísseis lançados pela Coréia do Norte na segunda-feira (6) podem ter sido Scud-ER, uma versão atualizada do míssil Scud.
O oficial também disse à NHK que o norte disparou um total de 5 mísseis balísticos, mas um deles parece ter explodido logo após o lançamento.
A Coréia do Norte disparou os mísseis de uma área perto de Tongchang-ri, na costa oeste do país.
Quatro caíram no Mar do Japão. Três deles chegaram à zona econômica exclusiva do Japão, a cerca de 1.000 quilômetros a leste do local de lançamento.
O Scud-ER tem alcance de até 1.000 quilômetros.
O oficial norte-americana sugeriu que a Coréia do Norte pode ter realizado os lançamentos como uma advertência contra os exercícios militares em curso por forças dos EUA e da Coreia do Sul.
Acrescentou que Pyongyang pode estar testando o presidente dos EUA, Donald Trump, para ver como ele reage. A administração de Trump está, atualmente, revisando sua política sobre a Coréia do Norte.
O porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, Jeff Davis, disse que o lançamento de mísseis é uma “ameaça muito séria”.
Ele disse a jornalistas na segunda-feira (6) que os Estados Unidos, juntamente com seus aliados, aumentarão suas capacidades de defesa.
Davis disse que a implantação planejada do sistema de defesa de mísseis THAAD na Coréia do Sul acontecerá assim que possível.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















