
Abe e Merkel encontram-se em Hanover e concordam em promover o livre comércio. Os líderes do Japão e da Alemanha concordaram que é importante trabalhar com os Estados Unidos para promover o livre comércio, em meio às preocupações sobre o crescente protecionismo.
O primeiro-ministro, Shinzo Abe, e a chanceler alemã, Angela Merkel, se reuniram por mais de uma hora na segunda-feira (20) na cidade de Hanover, no norte da Alemanha.
Durante as conversações, Abe disse que o Japão apoia uma Europa forte, bem como constantes esforços para promover a União Europeia.
Abe e Merkel concordaram que, em meio a preocupações sobre o crescente protecionismo e tendências voltadas para o interior, uma ordem internacional livre e aberta é a base para a paz e prosperidade.
Eles disseram que o Japão e a Europa devem erguer a bandeira do livre comércio, continuando a cooperar com os Estados Unidos.
Os dois líderes concordaram, também, em continuar a trabalhar em coordenação para a pronta e ampla conclusão das negociações de livre comércio entre o Japão e a UE.
Em uma conferência de imprensa conjunta após a reunião, Abe expressou preocupações sobre as crescentes atividades marítimas da China, a situação ucraniana e o desenvolvimento nuclear e mísseis balísticos da Coreia do Norte.
Ele disse que o Grupo dos 7 países industrializados deve se unir, mais do que nunca, e fortalecer a cooperação nos domínios da segurança nacional e da economia.
Abe sublinhou que os EUA são instados a assumir a liderança nesses esforços.
Merkel disse que o presidente dos EUA, Donald Trump, não quer que seu país fique isolado do resto do mundo.
Abe e Merkel concordaram em trabalhar, conjuntamente, para consolidar a aliança entre os países do G7, para abordar questões que o mundo está enfrentando.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm



















