James Mattis na Coréia do Sul para discutir ameaça do Norte. O novo secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, está na Coreia do Sul, em sua primeira viagem ao exterior, que incluirá o Japão, para discutir o desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coréia do Norte.
Mattis chegou à Base Aérea de Osan, perto de Seul, na tarde desta quinta-feira.
Ele é o primeiro membro do gabinete do presidente Donald Trump a visitar a região da Ásia Oriental.
Mattis visitará a sede das forças militares dos EUA na Coréia do Sul, para colher as últimas informações sobre a Coréia do Norte.
Mattis está agendado para manter conversações com o primeiro-ministro, Hwang Kyo-ahn, que agora está servindo como presidente em exercício, e com o ministro da Defesa, Han Min-koo.
O governo dos Estados Unidos está cada vez mais preocupado com a possibilidade de a Coréia do Norte desenvolver um míssil balístico intercontinental, capaz de alcançar o continente americano.
Autoridades dos EUA vêem a ameaça de mísseis da Coréia do Norte como uma prioridade de segurança nacional.
Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos organizaram exercícios militares conjuntos no mês passado, com base em um possível lançamento de mísseis balísticos pelo Norte.
Mattis estará indo para o Japão na sexta-feira.
Observadores dizem que a visita de Mattis ao Japão e à Coréia do Sul visa fortalecer e reafirmar a importância da aliança dos EUA com os dois países, sob a ameaça da Coréia do Norte.
- Bianca Gismonti e Theo Bial brilham no programa O Sul em Cima 18 2025 na Radio Shiga - 19 de julho de 2025 12:09 pm
- Visto de Alexandre de Moraes é cancelado pelos EUA - 19 de julho de 2025 10:52 am
- Chefes do G20 alertam para incertezas econômicas globais - 19 de julho de 2025 9:43 am