
Presidente de Taiwan comenta sobre a posse de Trump. A presidente taiwanesa disse que espera impulsionar a amizade e a parceria entre Taiwan e os Estados Unidos.
Tsai Ing-wen twittou a observação após a posse do presidente dos EUA, Donald Trump.
Tsai classificou os Estados Unidos como o aliado mais importante de Taiwan, em outra declaração divulgada pelo gabinete presidencial.
Disse que os dois lados tem os mesmos valores comuns de liberdade, democracia e dos direitos humanos, e contribuem para a paz e estabilidade na região Ásia-Pacífico.
Tsai disse que espera que o novo governo norte-americano, sob a administração Trump, leve os laços com Taiwan um passo adiante, e traga muitos benefícios para a comunidade internacional.
Taiwan e os EUA não têm relações diplomáticas formais.
Porém, Trump manteve conversações telefônicas com Tsai, antes da posse.
Trump gerou uma grande polêmica em Pequim depois de indicar que vai repensar a política dos EUA em Taiwan, assim como a política de “uma China”.
Em Taiwan, algumas pessoas tem esperança de estreitar as relações com os EUA, enquanto outras estão preocupadas com a tensão com Pequim.
O governo chinês ainda não comentou sobre a posse de Trump.
Pequim considera Taiwan como uma questão de “interesse central”, e disse que sua política de “uma China” não é negociável.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, disse na sexta-feira, que Pequim espera que Washington respeite questões de “interesse central” entre eles.
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm
- Sara Duterte anuncia candidatura à presidência das Filipinas em 2028 - 18 de fevereiro de 2026 9:46 pm



















