No Vietnã, Abe se compromete a trabalhar pela paz regional. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, comprometeu-se a trabalhar pela paz e prosperidade na região da Ásia-Pacífico.
Ele fez o comentário durante um discurso em Hanói, no final da turnê para as Filipinas, Austrália, Indonésia e Vietnã.
Abe disse que os países que visitou são todos vizinhos importantes, compartilhando o Oceano Pacífico, bem como valores básicos.
Ele disse que os líderes dos 4 países concordaram com ele, completamente, que a liberdade de navegação é de vital importância, e que para garantir esse princípio, o Estado de Direito deve ser plenamente defendido.
Abe disse ainda que, com base firme na aliança Japão-EUA, ele consolidará a paz e a prosperidade na região, que vai da Ásia até a borda do Pacífico e ao Oceano Índico.
A observação é vista como indicador de que ele irá desempenhar um papel de liderança na paz e prosperidade regional, tendo as crescentes atividades marítimas da China em mente
Abe discutiu o Acordo de Livre Comércio da Parceria Transpacífica – Trans-Pacific Partnership (TPP), com o primeiro-ministro australiano, Malcom Turnbul, e o primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Xuan Phuc.
Abe disse que durante a viagem eles renovaram seu compromisso de colocar o TPP em vigor, em breve.
Com base nas realizações do TPP, ele disse que terá como objetivo maior a qualidade e negócios mais ambiciosos com a Parceria Econômica Global Regional – Comprehensive Economic Partnership (RCEP).
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, prometeu retirar os Estados Unidos do TPP.
Abe disse que ele e os líderes concordaram em continuar trabalhando conjuntamente, com a crença de que o compromisso com os EUA é essencial para a paz e a prosperidade da região.
Ele também disse que vai cooperar com os países que compartilham interesses estratégicos com o Japão, como os membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático, ou ASEAN, Austrália e Índia.
Abe disse que quer realizar uma reunião com o presidente eleito Donald Trump, assim que possível, depois que ele assumir o cargo.
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am