Mais dois reatores de Kyushu passam nas verificações de segurança. Dois reatores nucleares no sudoeste do Japão passaram na avaliação de segurança do governo, nesta quarta-feira, mas a incerteza permanece sobre se a operadora Kyushu Electric Power Co irá ganhar a confiança local para ligá-los novamente.
Os reatores No. 3 e 4 da usina de Genkai, na Província de Saga, estão entre os muitos reatores no Japão que procuram retomar a operação, depois que o país introduziu requisitos de segurança mais rígidos, na esteira do desastre da usina nuclear de Fukushima Daiichi em 2011.
O governo tem pressionado para o religamento dos reatores, pois a energia nuclear é considerada como uma fonte de energia chave no Japão, mesmo após o desastre de Fukushima, mas o processo de reativá-los tem sido lento, em parte devido a preocupações de segurança.
Quanto à retomada dos reatores de Genkai, a cidade de Imari em Saga, que está localizada dentro de um raio de 30 quilômetros da usina, tem expressado preocupações sobre os preparativos de evacuação.
O desastre de Fukushima levou o governo central a expandir as áreas em torno de usinas nucleares que devem se preparar para a evacuação, de um raio de 10 km para 30 km.
Enquanto o Japão tem mais de 40 reatores comerciais em todo o país, apenas dois estão operando – o reator No. da usina de Sendai, operado pela Kyushu Electric, na Província de Kagoshima, e o reator No. 3 da usina de Ikata, operado pela Shikoku Electric Power, na Província de Ehime.
A unidade No. 2 da usina de Sendai está em condições de operação, porém, está passando por avaliações regulares, no momento.
Dois reatores da usina de Takahama, da Kansai Electric Power Co, na Província de Fukui, também foram religados no ano passado, após terem superado os obstáculos de segurança, mas enfrentam uma liminar judicial em relação a questões de segurança e não há perspectivas claras de quando reiniciarão.
- Mais de 7 mil professores tiram licença por saúde mental no Japão - 22 de dezembro de 2025 11:26 pm
- Confrontos entre Tailândia e Camboja deixam milhares deslocados - 22 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Polícia de Hong Kong prende 15 por roubo de ¥1 bilhão - 22 de dezembro de 2025 10:56 pm

