Lívia Nestrovski e Fred Ferreira: Duo tem carreira internacional. Apontada pelas revistas Marie Claire e Vogue como uma das novas vozes da música nacional, e descrita pela Polivox como uma cantora de “presença luminosa, avassaladora”, cuja voz é “uma das maiores realizações da canção brasileira contemporânea”, Lívia Nestrovski iniciou seus estudos musicais nos Estados Unidos, onde passou parte da infância.

Formou-se em Canto Popular pela UNICAMP e é mestre em Musicologia pela Uni-Rio. Foi professora de Canto e História da Música na Faculdade Santa Marcelina, São Paulo.

Desde 2008, é solista de Arrigo Barnabé, que referiu-se a ela como sendo “tranquilamente uma das maiores vozes de sua geração”.

A cantora lançou ao lado de Arrigo e de Luiz Tatit o disco “De Nada Mais a Algo Além” (2014), fruto de parcerias inéditas dos dois compositores.

Nas palavras de Zé Miguel Wisnik, este disco foi possível “graças ao frescor e ao calor jovial unidos na voz agilíssima de Lívia Nestrovski”, que tendo “intimidade de nascença com as mais intrincadas passagens, dá triplos saltos carpados na voz sem perder a naturalidade entoativa, o que a faz a intérprete de sonhos para o esperado e inesperado encontro de Luiz Tatit com Arrigo Barnabé”.

Lívia Nestrovski

O disco foi finalista do Prêmio da Música Brasileira (2015) em duas categorias. Lívia também canta ao lado de seu pai, o violonista e compositor Arthur Nestrovski e Zé Miguel Wisnik, com quem se apresentou em 2014 e 2015 na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, Portugal.

Ao lado de Arthur, gravou o disco Pós Você e Eu, lançado em maio de 2016. Desde 2014, cantou como convidada da Orquestra à Base de Corda (Curitiba), Orquestra Jovem Tom Jobim (São Paulo) – ao lado de Chico Pinheiro, Ricardo Herz e Proveta –, Coro Jovem do Estado (São Paulo) e Orquestra Jazz Sinfônica (SP), apresentando-se com esta última na Sala São Paulo.

Livia e Arthur Nestrovski

Lívia Nestrovski se apresenta em duo com o guitarrista Fred Ferreira, se confirmando como destaques de sua geração, participando de projetos tanto individualmente quanto em duo, no Brasil e no exterior.

Já se apresentaram na França, Portugal, Hungria, Estônia, República Checa, Alemanha, Colômbia, Uruguai, Paraguai e Indonésia.

Buscando um distanciamento das maneiras tradicionais de interpretação, o duo utiliza-se somente de guitarra, voz e efeitos eletrônicos para traçar narrativas sutis e inusitadas entre canções de Kurt Weill, Zé Miguel Wisnik, Milton Nascimento e compositores da nova geração, além de intersecções destas com peças de música erudita, como as de Benjamin Britten e Maurice Ravel.

© Jevgeni Kulikov, kulikov.jevgeni(at)gmail.com

O virtuosismo e a expressividade se encontram para evidenciar aspectos do que o próprio Wisnik descreve como a “gaia ciência” da canção popular brasileira, onde fica evidente a “permeabilidade entre a citação culta e a fluência lírica, a densidade e a transparência, a filosofia e o sentido paródico, a inocência cem vezes refinada”

Fred Ferreira é graduado em Composição e Viola de Orquestra pela UNICAMP. Atua como arranjador, diretor musical, trilhista e instrumentista em diversos projetos, tanto no meio erudito quanto popular.

Tocou e gravou com artistas como Alcione, Rita Benneditto, Orlandivo, Bebeto, Jair Rodrigues, Simoninha, Ritchie, João Sabiá, Carlos Dafé e Léo Jaime. Foi solista do samba-enredo de 2013 da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Foi arranjador do concerto “Imagine: A Canção Inglesa de Purcell aos Beatles” (para teorba, viola da gamba e contratenor) e do projeto “Cartas e Canções” (para guitarra elétrica, teorba, contratenor e cantora popular – patrocinado pelos CORREIOS).

Fred Ferreira

Fez trilhas para os espetáculos “Conhece-te a ti mesmo”, vencedor do Prêmio Klauss Viana de Dança – Funarte (2006), “A Terceira Margem do Rio” (teatro), e para o curta-metragem “Iracema” (Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo).

Em 2014, participou do Java Jazz Festival, em Jakarta (Indonésia). Em 2015, apresentou-se no Maracanã e no Rock in Rio, além de inúmeros outros teatros e festivais por todo o Brasil. Tocou também no Womex 2015, em Budapest.

Fonte: https://duoliviafred.com/

Facebook: https://www.facebook.com/LiviaNestrovskiEFredFerreira/

Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.