29.3 C
Kóka
sexta-feira, 4 julho, 2025 5:17: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão inicia planos para entronar novo Imperador em dois anos

Japão inicia planos para entronar novo Imperador em dois anos. O governo do Japão está planejando medidas legais que permitiriam ao Imperador Akihito abdicar e seu filho, Naruhito, ascender ao trono em dois anos, informou a mídia nesta quarta-feira, potencialmente, preparando o cenário para a primeira abdicação em dois séculos.

O imperador japonês Akihito, de 83 anos, insinuou em agosto que queria abdicar, dizendo que estava preocupado que a idade pudesse dificultar o cumprimento de seus deveres.

Uma vez considerado divino, o imperador não tem poder político, mas é definido na constituição como um símbolo do Estado e da unidade do povo.

De acordo com a lei atual, a abdicação não é possível.

Entretanto, relatórios de todos os principais jornais do Japão, incluindo o Nikkei, disseram que o governo estava considerando medidas que permitiriam a Akihito abdicar e que o príncipe herdeiro Naruhito, de 56 anos, subisse ao trono em 1 de janeiro de 2019.

A abdicação, em si, teria lugar no dia 31 de dezembro de 2018, ou 1º de janeiro, segundo alguns relatórios.

Akihito, que teve uma cirurgia cardíaca e foi tratado de câncer de próstata, disse, em agosto, que 2018 marcaria seu trigésimo ano no trono, que foi tomado como uma expressão tácita de quando ele gostaria de abdicar.

Ele ascendeu ao trono depois da morte, em 1989, de seu pai, Hirohito, em cujo nome o Japão lutou a Segunda Guerra Mundial, e trabalhou para curar as feridas do conflito na Ásia, durante suas viagens ao exterior.

Um painel de especialistas, que começou a discutir a questão de sua potencial abdicação no final do ano passado, deverá fazer as recomendações ainda este ano.

O governo poderia submeter uma lei especial ao parlamento, sobre a abdicação, já nesta primavera, segundo relatórios.

O secretário de gabinete, Yoshihide Suga, disse nesta quarta-feira, que não tinha conhecimento de nenhum desses desenvolvimentos e se recusou a comentar, citando as discussões em andamento.

As pesquisas de opinião mostram uma maioria favorável à abdicação.

Mas, os relatórios da mídia dizem que não haveria tempo suficiente para se preparar até 2018.

Os relatórios disseram que fixar a mudança a 1 de janeiro de 2019 minimizaria o inconveniente, devido ao costume japonês de “nomes de reinado” que tomam efeito assim que um imperador ascende o trono e enumerar quanto tempo reinou.

O nome do reinado de Akihito é “Heisei” e este é o ano Heisei 29.

As ações de empresas de impressão dispararam, na terça-feira, em antecipação às necessidades de impressões exigidas por um novo nome de reinado, com a Nozaki Insatsu Shigyo Co Ltd crescendo 32,8%, mas a maioria tinha assinalado ganhos até meio-dia aa quarta-feira. – Reuters

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img