
Grupo norte-americano suspeita de atividade nuclear na Coréia do Norte. Uma equipe da universidade norte-americana que monitora a Coréia do Norte diz que imagens de satélite sugerem que o país pode estar se preparando para retomar a operação de um reator de produção de plutônio.
O grupo da Universidade Johns Hopkins publicou uma análise de imagens de satélite tiradas de outubro do ano passado até janeiro deste ano, em seu site “38 North” na quarta-feira.
As imagens mostram uma instalação em Nyongbyon que, acredita-se, está no centro do programa nuclear da Coréia do Norte.
O grupo diz que as imagens indicam uma presença contínua de veículos em torno do reator experimental de 5 megawatts, sugerindo manutenção contínua, reabastecimento ou preparativos para uma nova operação.
O grupo acrescentou que nenhuma neve foi observada nos telhados do reator ou em suas instalações anexas em dezembro, mas que havia neve nos telhados de outros edifícios na área, acrescentando que isso indica que está ocorrendo atividade no no reator e em seus edifícios de apoio, e que eles eram pelo menos, minimamente, aquecidos.
O grupo concluiu que, no seu conjunto, estas atividades sugerem a continuação dos preparativos para reiniciar o reator.
Em agosto passado, o Ministério da Defesa da Coréia do Sul disse que a Coréia do Norte teria retomado operações em uma instalação de reprocessamento de combustível no complexo de Nyongbyon.
O ministério disse, em seu relatório oficial sobre a defesa divulgado no início deste mês, que o estoque de plutônio da Coréia do Norte ultrapassou 50 quilogramas, 10 a mais do que o estimado pelo ministério há 2 anos.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am



















