Davos 2017, no plenário de abertura Presidente da China critica protecionismo. O presidente chinês, Xi Jinping, expressou sua oposição ao protecionismo, aparentemente contra a política “America First” do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.
Xi deu a palestra no Fórum Econômico Mundial que teve início na terça-feira, na cidade turística de Davos, na Suiça.
Ele é o primeiro presidente chinês a participar do fórum anual.
Ele disse que o mundo está enfrentando crescentes incertezas com questões como o terrorismo e a crise dos refugiados, mas a globalização não deve ser responsabilizada por todos os problemas, incluindo a crise financeira global.
Ele acrescentou que é contra o protecionismo, argumentando que ninguém vai emergir como um vencedor em uma guerra comercial.
A China está ficando impaciente com Trump, que sugeriu impor tarifas elevadas sobre as importações chinesas.
Trump também acusa o país de manipular sua moeda para colocar as empresas americanas em desvantagem.
Xi rejeitou as críticas, dizendo que Pequim não tem nenhuma intenção de dar aos produtos chineses uma vantagem competitiva mantendo o yuan fraco.
Ele também disse que o produto interno bruto da China deverá crescer 6,7% em 2016, o que está dentro da meta do governo. O valor do PIB será divulgado na próxima sexta-feira.
Xi anunciou um plano para sediar um fórum de líderes mundiais em Pequim, em maio, para promover sua iniciativa “One Belt, One Road” para criar uma enorme zona econômica que liga a Ásia à Europa.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm

