Cingapura: Oito estudantes indonésios deportados por portar material do Estado Islâmico

0
Image © Shutterstock - Cingapura: Oito estudantes indonésios deportados por portar material do Estado Islâmico - jan/2017

Cingapura: Oito estudantes indonésios deportados por portar material do Estado Islâmico. Oficiais da alfândega de Cingapura prenderam oito estudantes indonésios no início da manhã de quarta-feira, depois de encontrar materiais relacionados ao grupo terrorista Estado Islâmico, gravados em um de seus celulares.

Uma fonte disse à agência de notícias malásia Bernama que o grupo foi detido pelas autoridades de Cingapura no complexo de Alfândegas, Imigração e Quarentena (CIQ) de Woodlands, às 13h30 de quarta-feira.

“Durante a inspeção, o pessoal da imigração encontrou imagens sobre a militância Daesh (EI), incluindo a de uma bomba caseira usando um sapato, em um dos celulares dos suspeitos”, disse a fonte.

“As autoridades singapurenses colocaram, então, os suspeitos sob o status de “proibida a entrada” na república, antes de entregá-los à polícia da Malásia, para uma investigação mais aprofundada”, acrescentou.

A polícia da Malásia interrogou o grupo por quase sete horas, após o que, descobriu que um dos suspeitos havia obtido as imagens do EI de um grupo do Whatsapp, disse a fonte.

“Após as investigações, os suspeitos foram deportados para Batam, na Indonésia, por balsa, antes de serem detidos pela Polícia Nacional da Indonésia (INP) e pela Polícia de Riau, duas horas mais tarde, para investigações e acompanhamento”, disse ele.

Os estudantes, que eram, supostamente, de uma escola religiosa na Sumatra Ocidental, Indonésia, estavam na Malásia desde 3 de janeiro. Um deles havia procurado tratamento médico no país.

A investigação também revelou que o grupo estava no estado norte de Perlis, quatro dias depois, antes de ir a Pattani, Tailândia, numa excursão para aprender sobre o sistema educacional na província.

A fonte disse que os suspeitos retornaram à Malásia na segunda-feira, antes de tentarem entrar em Cingapura pela fronteira de Johor.

Nos últimos anos, as autoridades de Cingapura, Malásia, Indonésia e Filipinas reforçaram as medidas de segurança antiterrorismo e as leis, para evitar ataques de grupos terroristas internacionais, na sequência da crescente influência do Estado Islâmico na região.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.