Abe deverá discutir questões econômicas com Trump. O primeiro-ministro Shinzo Abe disse que espera conversar com o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre formas de desenvolver laços econômicos, mutuamente benéficos.
Abe fez as declarações em uma reunião da comissão da Câmara Alta nesta segunda-feira, enquanto discutia sua primeira reunião de cúpula com Trump, marcada para 10 de fevereiro.
Uma legisladora da coalizão governamental disse que um acordo de livre comércio entre duas economias não aumentará a taxa de crescimento de ambos. Ela pediu a Abe para conversar com Trump sobre maneiras de cooperar para alcançar um maior crescimento.
Abe disse que não pretende se concentrar em questões específicas, como tarifas de automóveis ou desequilíbrio comercial. Ele disse que quer construir uma relação entre aliados que compartilham valores comuns.
O primeiro-ministro acrescentou que uma economia forte, dos EUA, é boa para o Japão, por isso é importante ter uma abordagem ampla para as negociações.
Abe tocou na afirmação de Trump de que o comércio com o Japão está prejudicando a indústria automobilística dos EUA.
Ele disse que o lado dos EUA sempre fez tais reivindicações durante as negociações comerciais, e o lado japonês, invariavelmente, explicou que não tem barreiras comerciais.
Ele acrescentou que, se há um mal-entendido do lado dos EUA, é natural que o Japão esclareça a confusão.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















