
Paolo Gentiloni nomeado novo primeiro-ministro da Itália. O ministro italiano das Relações Exteriores, Paolo Gentiloni, foi nomeado novo primeiro-ministro da nação depois que seu antecessor renunciou na sequência de uma derrota em um referendo.
O presidente, Sergio Mattarella, fez o anúncio no domingo, depois de consultar os partidos políticos.
Gentiloni está, agora, definido para formar um governo interino e se preparar para uma eleição parlamentar.
Seu antecessor, Matteo Renzi, demitiu-se por assumir a responsabilidade pela derrota no recente referendo sobre as reformas constitucionais.
Gentiloni, de 62 anos, nasceu em Roma e foi ministro das Relações Exteriores desde 2014, depois de ter atuado como ministro das telecomunicações.
Ele pertence ao Partido Democrata de centro-esquerda liderado por Renzi.
Gentiloni falou, em uma entrevista coletiva no escritório presidencial em Roma, no domingo. Ele disse estar ciente da urgência na criação de uma nova administração para aliviar a ansiedade pública.
Ele agora assumirá, oficialmente, o cargo com endosso parlamentar. A primeira tarefa de Gentiloni é resgatar bancos italianos em dificuldades, cujo futuro se tornou mais incerto desde o referendo.
A próxima eleição parlamentar, provavelmente, será realizada no próximo ano, apesar do cronograma estabelecido para 2018.
Muitos partidos políticos estão exigindo uma votação antecipada.
- Israel aprova processo de registro de terras na Cisjordânia - 17 de fevereiro de 2026 8:54 pm
- Entidades japonesas alertam para uso indevido em vídeos de IA - 17 de fevereiro de 2026 8:47 pm
- Gastroenterite infecciosa cresce no Japão pela quinta semana - 17 de fevereiro de 2026 8:42 pm



















