
Japão: Inada diz que a SDF no Sudão do Sul pode se retirar, se a segurança piorar. A ministra da Defesa do Japão, Tomomi Inada, disse que o pessoal das Forças de Autodefesa – Self-Defense Forces (SDF) – estacionadas no Sudão do Sul, para participar das operações de manutenção da paz das Nações Unidas, poderia se retirar, se a situação de segurança se deteriorar.
“A situação pode mudar de forma abrupta, de modo que sempre reuniremos as informações necessárias para garantir a segurança”, disse Inada em entrevista recente à Kyodo News e outros meios de comunicação, antes que os membros da SDF se preparem para realizar sua nova tarefa de resgatar o pessoal da ONU e outros, em resposta a um pedido urgente.
Inada disse que não está “preocupada” com as novas missões de segurança do Japão, sob a nova legislação de segurança.
As tropas da SDF “estão bem treinadas” e o comandante chefe da unidade no Sudão do Sul “é uma pessoa que pode avaliar a situação, calmamente”, acrescentou a ministra.
Na capital, Juba, mais de 270 pessoas morreram em julho devido a um choque, em grande escala, entre forças governamentais e rebeldes.
Embora admitindo que a situação global de segurança no Sudão do Sul é difícil, o governo japonês disse que Juba é relativamente calma.
“Se uma batalha durar mais tempo do que a luta (de julho), e a SDF não puder garantir sua segurança, é possível que consideremos a sua retirada”, disse Inada.
O novo papel inclui, legalmente, uma operação de resgate de militares estrangeiros, mas Inada disse que tal cenário “não é esperado em situações reais. As tropas estrangeiras podem se proteger.”
A missão de resgate permanece controversa no Japão, com alguns críticos advertindo que o novo papel poderia levar os membros do SDF a se envolverem em ações militares no exterior, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, em possível violação da Constituição do pós-guerra.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am



















