Japão-EUA, Inada e Carter reafirmam aliança de segurança. Os chefes de defesa japonês e norte-americano, reafirmaram a importância da aliança bilateral de segurança, antes da posse de Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos.
A ministra da Defesa do Japão, Tomomi Inada, encontrou-se com o secretário americano de Defesa, Ash Carter, na quarta-feira.
Inada disse que a aliança Japão-EUA se aprofundou e fortaleceu sob a liderança de Carter.
Ela pediu seu apoio contínuo.
Carter disse que a aliança é a pedra angular da estabilidade na região Ásia-Pacífico e nunca foi mais forte ou mais capaz de contribuir para a segurança, em toda a região e além.
Os dois confirmaram que iriam trabalhar para conseguir o retorno, programado, de cerca de metade de uma área de treinamento militar dos EUA na Província de Okinawa, para o controle japonês, em 22 de dezembro.
Eles também concordaram em continuar as negociações para restringir o escopo dos trabalhadores da base militar dos EUA que estão sob jurisdição dos EUA, sob um acordo proposto, motivado pela prisão de um funcionário civil da base norte-americana pelo assassinato de uma japonesa.
O dois também recornfirmaram que as Ilhas Senkaku, em Okinawa, se enquadram no âmbito do tratado de segurança Japão-EUA.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am