Facebook: Falso alarme de bomba desencadeado por boatos na Tailândia. O Facebook Tailândia defendeu sua ferramenta de verificação de segurança, dizendo que o recurso foi ativado porque os relatórios da mídia local confirmaram uma explosão na capital.
De acordo com o Bangkok Post, o Facebook explicou, em um comunicado na quarta-feira, que uma “entidade de terceiros” havia habilitado seu recurso de Verificação de Segurança na área, na terça-feira.
O gigante das redes sociais teria citado quatro notícias publicadas na terça-feira de manhã para apoiar sua alegação de que o incidente havia sido confirmado pela imprensa local.
“O Safety Check foi ativado em 27 de dezembro na Tailândia após uma explosão. Como acontece com todas as ativações do Safety Check, o Facebook verifica uma mídia confiável para confirmar o incidente, e depois na comunidade, para usar a ferramenta e compartilhar com amigos e familiares “, disse um porta-voz.
Mas o Bangkok Post apontou que os relatórios que o Facebook mencionou eram todos sobre o protesto de um homem, que tinha ocorrido no início do dia, envolvendo “fogos de artifício”. Nenhum dos meios de comunicação tinha relatado uma “explosão”.
Durante o incidente, o homem teria escalado um telhado, perto da residência governamental, em uma tentativa de chamar a atenção sobre uma questão envolvendo sua propriedade.
O Khaosod English relatou que o homem acenou com algo que afirmou ser uma bomba, mas a polícia disse, mais tarde, que era apenas um artefato em forma de bomba.
O Bangkok Post disse que o Facebook, em sua declaração, também passou a explicar as funções de seu recurso de verificação de segurança, que se destina a usuários, para relatar uma crise em uma área específica e para informar a seus entes queridos que eles são seguros.
O Facebook disse que costumava controlar as ativações da ferramenta, mas decidiu, em novembro, permitir que os membros da comunidade o fizessem, a fim de melhorar a velocidade e a capacidade de resposta.
“Com cada ativação, estamos, continuamente, aperfeiçoando o Safety Check através dos feedbacks, para as comunidades em necessidade, para tornar a ferramenta mais útil e relevante no futuro”, disse o porta-voz do Facebook.
No incidente de terça-feira, os usuários do Facebook Tailândia foram alertados pelo recurso Safety Check para uma explosão que, supostamente, ocorrera em Bangkok.
O alerta intitulado “a explosão em Bangkok” causou confusão quando promoveu o link de 26 de dezembro do bangkokinformer.com que referenciou um vídeo de notícia da BBC sobre uma explosão em Bangkok.
No entanto, o vídeo em questão foi feito em 2015, durante a explosão do santuário Erawan.
O site está, atualmente, em manutenção programada e não pode ser acessado no momento da redação.
- Japão deve receber menos turistas chineses no Ano Novo Lunar - 15 de fevereiro de 2026 11:46 pm
- Corrida de trenós com cães anima fim de semana em Hokkaido - 15 de fevereiro de 2026 11:41 pm
- Protesto em Minneapolis fecha loja Target e critica atuação do ICE - 15 de fevereiro de 2026 11:34 pm




















