
Comandante norte-americano: EUA continuarão sendo o firme aliado do Japão. O principal oficial do Comando do Pacífico dos EUA disse que a aliança Japão-EUA permanecerá firme sob a administração de Donald Trump.
O almirante Harry Harris falou à NHK antes de uma cerimônia, na quarta-feira, para marcar o 75º aniversário do ataque japonês á Pearl Harbor, no Havaí.
Harris disse que está confiante de que o compromisso e obrigações dos EUA, sob o tratado de segurança com o Japão, não vai se modificar apenas por causa da mudança de presidente. Ele disse que os EUA permanecerão um verdadeiro e sólido aliado.
Ele observou que os dois países era inimigos amargos, mas se levantaram, juntos, das cinzas da guerra para se tornarem os mais próximo amigos.
O almirante chamou a aliança de referência para países que compartilham valores, ideais e ameaças comuns.
Ele saudou as diretrizes revisadas de cooperação em defesa e a legislação de segurança recém-aprovada do Japão como duas peças-chave que aproximarão a aliança.
Ele acrescentou que há uma série de coisas que os dois países podem fazer juntos, em um mundo clamando por liderança.
Ele destacou a Coréia do Norte como a ameaça mais iminente, com a qual se preocupa diariamente, como comandante .
Ele disse que o país tem um governante que está em busca de armas nucleares e meios para militarizá-los e atingir o continente dos EUA.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am



















