Oposição da Coreia do Sul começa processo de impeachment contra Park. O presidente do maior partido de oposição da Coréia do Sul disse, nesta segunda-feira, que o partido começará a examinar quando e como processar a presidente, Park Geun-hye, sobre o escândalo criminoso envolvendo sua amiga e confidente de longa data.
Choo Mi-ae, do Partido Democrático da Coréia, fez comentários após a acusação da amiga de Park e dois ex-assessores, no domingo, por abuso de poder e vazamento de segredos de Estado. Os promotores dizem que Park conspirou com os 3 suspeitos.
O escritório da presidente disse, no domingo, que as acusações contra Park são baseadas na imaginação e na especulação.
O advogado da presidente reverteu um plano, para permitir que os promotores a interrogassem.
A revolta pública quanto à recusa de Park em ser interrogada está se espalhando.
Jornais sul-coreanos publicaram manchetes descrevendo Park como primeiro presidente sob suspeita criminal, na história do país.
O jornal conservador Dong-A Ilbo disse em um editorial, na segunda-feira, que os procedimentos de impeachment devem começar imediatamente.
Acusou Park de inventar desculpas para não ser interrogada pelos promotores.
O diário de esquerda Hankyoreh argumentou que Park instruiu uma série de atos ilegais. Classificando a presidente de “principal culpada” e exigindo sua renúncia.
Se o parlamento sul-coreano votar para acusar Park, será o primeiro desde 2004, quando o fez contra o então presidente Roh Moo-hyun.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















