Japão e Coreia do Sul assinam acordo de compartilhamento de inteligência militar. O Embaixador do Japão, Yasumasa Nagamine, e o Ministro da Defesa sul-coreano, Han Min-koo, assinaram o Acordo de Segurança Geral de Informação Militar – General Security of Military Information Agreement (GSOMIA), na quarta-feira, no Ministério da Defesa sul-coreano.
O acordo fortalece a cooperação entre os dois países, em meio aos repetidos testes nucleares e de mísseis balísticos da Coreia do Norte.
Anteriormente, os países já compartilhavam informações sobre as atividades de Pyongyang através dos Estados Unidos.
Espera-se que o pacto acelere o compartilhamento de informações e aumente as respostas às atividades da Coréia do Norte.
O acordo restringe o acesso à informação para proteger segredos militares, e proíbe a transferência de informações para outros países, sem autorização.
O ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, disse esperar que o acordo promova intercâmbios mais suaves e rápidos em vista da crescente ameaça representada pelo desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coréia do Norte.
O Ministério da Defesa sul-coreano disse que espera que o acordo aumente suas capacidades de vigilância e fortaleça, grandemente, sua capacidade de responder às provocações de Pyongyang.
No entanto, muitos na Coréia do Sul permanecem opostos ao pacto.
Há quatro anos, o país adiou, unilateralmente, a sua assinatura no último minuto, devido à oposição interna.
Os partidos de oposição estão preparados para apresentar um projeto de resolução à Assembléia Nacional, pedindo a demissão do ministro da Defesa.
Eles afirmam que o governo forçou o acordo sem discussões suficientes.
O Japão assinou pactos semelhantes com os Estados Unidos e a Índia.
Tóquio também assinou tratados para compartilhar uma ampla gama de informações sobre segurança militar, terrorismo e outras com a Austrália, Grã-Bretanha e outros dois países, bem como a Organização do Tratado do Atlântico Norte.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















