Presidente do Brasil, Presidente das Filipinas e Rei da Jordânia visitarão o Japão. o Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, o Rei da Jordânia, Abdullah e o Presidente do Brasil, Michel Temer visitarão o Japão no final deste mês, para conversações com o Primeiro Ministro, Shinzo Abre, anuncio o Ministério das Relações Exteriores, nesta terça-feira.
Duterte fará uma visita de três dias a partir de 25 de outubro, a primeira desde que assumiu o cargo em junho, enquanto o rei Abdullah fará uma visita de três dias a partir de 26 de outubro e Temer vai visitar o Japão por três dias a partir de 18 de outubro, fazendo a primeira viagem de um líder brasileiro ao país em oito anos.
Os três líderes se reunirão com o Imperador Akihito durante suas visitas, de acordo com o ministério.
Abe convidou Duterte durante a última reunião de líderes da ASEN, no Laos, no mês passado, onde, segundo o governo japonês, afirmaram a necessidade de resolver as disputas no Mar da China Meridional por meios pacíficos, aparentemente em referência às atividades marítimas expansionistas da China.
Os países assinaram um acordo em fevereiro para o Japão para transferir equipamentos e tecnologia de defesa para as Filipinas. O Japão concordou, em separado, suprir as Filipinas com dois navios de patrulha para as atividades da guarda costeira.
Mas as discussões dos líderes em matéria de segurança podem se complicar, depois que Duterte declarou, no mês passado, que as Filipinas não vai mais realizar exercícios militares conjuntos com os Estados Unidos.
A visita do rei Abdullah, por sua vez, é a nona desde que subiu ao trono, em 1999, disse o ministério.
“O Japão tem cultivado relações amigáveis ao longo de muitos anos com com a Jordânia, que desempenha um papel importante na estabilidade do Oriente Médio”, disse o chefe de gabinete, Yoshihide Suga, em uma conferência de imprensa, na terça-feira.
Abe e Abdullah mantiveram a última conversação em Abril, à margem de uma reunião de cúpula de segurança nuclear, em Washington.
Com Temer, Abe espera discutir a cooperação durante os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, depois que o Brasil sediou os Jogos deste verão.
Eles também deverão discutir a possível exportação para o Brasil da tecnologia japonesa de energia nuclear, disseram fontes do governo japonês.
- Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto - 7 de agosto de 2025 8:47 am
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am