Japão, Coreia do Sul e EUA discutem ameaça da Coreia do Norte. O chefe das Forças de Autodefesa do Japão e os principais oficiais militares dos Estados Unidos e Coreia do Sul se reuniram para discutir como lidar com os testes nucleares e lançamentos de mísseis da Coréia do Norte.
O Chefe do Estado Maior Conjunto dos EUA, general Joseph Dunford, sediou a reunião no Departamento de Defesa, na sexta-feira.
Ele se encontrou com o chefe de gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças de Autodefesas do Japão, almirante Katsutoshi Kawano, e chefe do Estado Maior Conjunto da Coreia do Sul, Lee Sun-jin.
Os comandantes das forças norte-americanas e da Coreia do Sul no Pacífico também estavam presentes.
Esta é a 3ª reunião, nestes moldes, a última foi realizada em fevereiro deste ano.
O Departamento de Defesa diz que foi discutido como lidar com o quinto teste nuclear da Coreia do Norte em setembro e o lançamento de mísseis balísticos.
Os 3 países têm uma estrutura no local, para compartilhar informações classificadas via EUA a respeito dos programas nucleares e de mísseis da Coréia do Norte.
Eles teriam reafirmado que vão intensificar os esforços para compartilhar informações. Os 3 países estão, aparentemente, tentando aumentar a pressão sobre a Coreia do Norte, demonstrando a sua estreita cooperação.
O Pentágono também disse que Dunford reiterou o compromisso dos EUA em defender a Coreia do Sul e Japão.
Ele foi citado, dizendo que os EUA usarão todas as capacidades militares … convencional, nuclear e de defesa de mísseis … para dissuadir a Coreia do Norte.
Os EUA estão tentando acelerar os preparativos para implantar seu sistema anti-míssil avançado conhecido como Terminal High Altitude Area Defense ou THAAD, na Coreia do Sul.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm

