Força Aérea de Auto Defesa do Japão bate recorde de interceptação de aviões não identificados. O Ministério da Defesa do Japão diz que caças da Força Aérea de Auto Defesa fizeram um número recorde de interceptações contra aviões não identificados, durante os 6 meses de abril a setembro.
O ministério diz que foram executadas 594 ações, 251 a mais que o mesmo período do ano passado, representando um salto de 73%. Foi o número mais alto desde a divulgação das estatísticas semestrais, que começou no ano fiscal de 2003.
Das ações, 407 foram contra-aviões chineses, 176 a mais que no ano anterior, um aumento de 76%. Aeronaves russas demandaram 180 missões e cinco contra aviões de Taiwan.
As ações contra aviões chineses se concentraram em áreas sobre o Mar da China Oriental a noroeste da ilha principal de Okinawa e ao norte das ilhas Senkaku.
O Japão controla as ilhas Senkaku, o governo mantém as ilhas como parte inerente do território do país. China e Taiwan também reclamam sua posse.
Em 25 de setembro, 8 aviões militares, incluindo 2 caças, foram confirmados de terem feito uma viagem de ida e volta, através do Mar da China Oriental.
Oficiais do ministério continuam a monitorar e analisar tal atividade dizendo que a China poderia intensificar os treinos no Pacífico, bem como operações de espionagem sobre o Mar da China Oriental.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm

