Enza Flori: Cantora era a mascotinha da Jovem Guarda, apelido carinhoso que recebeu do Rei Roberto Carlos. Enza Flori nasceu em 02 de setembro na cidade de Nápoli – Italia, naturalizada brasileira e radicada no Brasil desde os anos 50, foi uma das primeiras crianças a gravar discos no Brasil.
O talento musical apareceu logo cedo. Quando sua família veio para o Brasil, em 1950, logo depois da Segunda Guerra. Enza tinha apenas dois anos de idade e já demonstrava inclinação para a música.
Aos 4 anos de idade já dublava, cantava e imitava cantoras famosas, como Lana Bittencourt e músicas de Gilbert Bécaud. Aos 9 anos de idade, quando Rita Pavone veio ao Brasil, realmente desperta a vontade de ser cantora, revela seu talento e sua afinação natural. O talento musical de Enza vem do pai e da avó paterna que adoravam música.
A avó era uma excelente cantora, e vivia cantando nas festas de família. Napoli é uma cidade muito romântica e considerada a cidade da música e de cantores.
Sua carreira deslanchou quando acompanhada pelo conjunto The Jet Blacks, numa apresentação em São Paulo surgiram comentários sobre o talento da garota que canta muito bem e tem grande capacidade interpretativa. Sua semelhança física com a famosa cantora italiana desperta interesse do público em geral, o que lhe vale o apelido de “Rita Pavone brasileira”. Gatto, guitarrista do The Jet Blacks, levou-a na gravadora Chantecler, aonde permaneceu gravando toda a sua obra. Contratada efetiva da TV, Enza Flori conheceu Rita Pavone um ano antes da Jovem Guarda, quando conseguiu entrar no seu camarim e cantou “Come Te Non ce Nessuno” pra ela. A Rita Pavone ficou impressionada com a semelhança da voz e a convidou para cantar com ela no dia seguinte”. Enza conta que na saída, puxaram seus cabelos, e ela ficou com muito medo e não entendia nada do que estava acontecendo, só descobrindo mais tarde que as pessoas a confundia com a cantora Rita Pavone.
Talvez seja esse o motivo, que a participação de Enza no programa Jovem Guarda seja pouco conhecida. Infelizmente uma grande parte do acervo do programa se perdeu no incêndio ocorrido na TV Record. Naquela época Enza era uma garotinha que levava suas bonecas para os camarins, afinal ela não tinha noção da importância de participar do programa ao lado do grande ídolo Roberto Carlos, que a chamava carinhosamente de “minha mascotinha”, afinal tinha apenas 9 anos. Ela só estreitou laços de amizade com Roberto aos 14 anos e seu primeiro namorado foi o cantor Ed Carlos. Por incrível que pareça, a preferência de Enza na infância era por Bossa Nova. Enza e Ed frequentavam a casa do Rei, viu seus filhos nascerem, e quando terminaram o namoro, ganharam uma música dele “É Difícil Amar na Minha Idade”, autoria de Roberto e Erasmo, que o Ed Carlos gravou.
Deixando de ser denominada Rita Pavone brasileira aonde ganhou o carinhoso apelido do Rei Roberto Carlos de “minha mascotinha”, por ser a única criança a participar do programa. Foi contratada pela TV Excelsior onde apresentou com Altemar Dutra o programa Juventude em Brasa, foi à única cantora efetiva do programa Linha de Frente, apresentado pela dupla Os VIPS. Na TV Paulista – atual TV Globo participou nos programas de Silvio Santos e Discoteca do Chacrinha. Na TV Bandeirantes fez junto com Ed Carlos o programa Mini Guarda.
Enza gravou cinco compactos e vendeu muitos discos na época, tendo se apresentado por todo o Brasil, em shows solo ou com a Jovem Guarda, sempre na companhia do pai.
Apesar de estar em uma emissora que até então não trabalhava com musicais, foi destaque na época, pois era uma réplica do Jovem Guarda, feita com crianças e adolescentes que queriam ingressar na carreira artística aonde surgiram grandes nomes como Fábio Jr. e Pepeu Gomes.
Com o fim da Jovem Guarda, Enza continuou por um tempo, até que decidiu se afastar dos palcos. Enza conta: “Fiquei afastada da música por muitos anos, e nesse período retornei aos estudos, me formei em decoradora, me casei, tive filhos, me separei. Eu saí da música, mas a música nunca saiu de mim.
Não me sentia feliz com nada em minha vida até voltar a cantar, mas me decepcionei muito quando voltei. Mas isso é uma outra história. Tanto que preferi o anonimato. Quando voltei para a música, foi cantando na noite, em orquestras e bandas e não mencionava o meu passado. Não era reconhecida por ninguém, mas ganhei muito dinheiro com a música, sem estar na mídia, trabalhando de segunda a segunda.” desabafa a cantora.
Vivendo em São Paulo, no segundo semestre de 2013 Enza lança o EP “Alta Marea”, produzido por Miguel Briamonte, com arranjos do mesmo e de Marcel Nadal. A faixa titulo do CD, tem a participação especial de Roger (Ultraje a Rigor).
A amizade com Roberto Carlos dura até hoje e Enza vai a todos os seus shows. O Rei manda os ingressos e a recebe em seu camarim. Além de preservar a amizade com RC que surgiu na Jovem Guarda, Enza guarda fotos, matérias e boas recordações de uma época de ouro que fez parte da história musical do Brasil.
Para saber mais sobre Enza Flori acesse suas redes sociais e youtube, onde terão lembranças incríveis de uma época que deixou saudades.
Website: http://www.enzaflori.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/EnzaFlori/
Youtube: https://www.youtube.com/user/EnzaFlori/videos
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
https://youtu.be/7pLt-HORY5Y
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am