Emília Monteiro apresenta seu trabalho “Cheia de Graça.” Emília Monteiro é cantora de família amapaense, radicada em Brasília e fazendo um trabalho independente, onde tem desempenhando o papel e a missão de trazer a cultura do Amapá/Pará para o Centro-Oeste e se espalhando para todo o Brasil, com ritmos como o Marabaixo, Batuque, Carimbó, Zouk e outros.
Emilia aborda estes ritmos em arranjos contemporâneos, de linguagem universal.
Sua forte presença de palco e interpretação intensa se destacam pela entrega, irreverência, sensualidade e bom humor, fazendo com que seu show seja quente , envolvente, irresistivelmente dançante e brasileiríssimo, através dos ritmos amazônico/caribenhos que dão o “Norte” de todo o trabalho da artista.
Emília trouxe para seu álbum de estréia, o “Cheia de Graça” releituras contemporâneas dos ritmos amazônicos do Amapá como Marabaixo e o Batuque (grande diferencial desta artista) , o Carimbó Chamegado e o Lundu do Pará, o Zouk Love ( ritmo de fronteira entre Guiana Francesa e Amapá) e outras referências rítmicas de influência caribenha.
Nena Silva, um dos maiores representantes da sonoridade do Amapá, remanescente do Quilombo do Curiaú ,gravou todo o CD, que conta também com a participação de artistas de peso do Pará, como o Mestre da Guitarrada Aldo Sena e da madrinha musical de Emília, Dona Onete ( que lhe deu 2 músicas inéditas) .
A mixagem do CD e produção de 2 faixas ficou por conta de Rodrigo Campello ( produtor do Rio de Janeiro). Rodrigo conta no seu currículo com produções de CD´s de Caetano Veloso, Ney Matogrosso e Roberta Sá por exemplo. O CD conta com canções inéditas de compositores como Zeca Baleiro, Simone Guimarães, além de compositores da nova safra da MPB como Ellen Oléria, Rafael Altério e Nanon.
Emília Monteiro já dividiu o palco com nomes de peso do atual cenário da música do Norte : Dona Onete, Lia Sophia, Luiz Félix Robatto , Os Quentes da Madrugada, Felipe Cordeiro e Gaby Amarantos, sendo considerada pela curadoria do Festival Cena Contemporânea 2015, como “ a representante máxima dos sons do Norte na capital”.
João Ferreira (indicado com sua Direção Musical pelo álbum “Natiruts Acústico no Rio de Janeiro” ao Grammy Latino 2013, na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro), é produtor e diretor musical do disco “Cheia de Graça”. João e a própria Emília Monteiro, na direção artística, foram muito hábeis ao trazer diferentes ritmos e temas assinados por compositores das mais diversas partes do país dialogando harmonicamente e garantindo, através da pluralidade, a unidade concisa sonora do álbum,
“Cheia de Graça” conta com uma reverberação bem interessante no cenário nacional. Foi selecionado para o “Prêmio da Música Brasileira 2014”, foi indicado pelo “Blog Eu Ovo” como o segundo melhor disco do ano de 2013, foi lançado em Brasília (Clube do Choro), Belém, Macapá e em São Paulo no Sesc Sorocaba e Puxadinho da Praça, na Vila Madalena.
Emília Monteiro participou de festivais expressivos como:
– “Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros” ( agosto/2015) representando o Norte;
-“Festival Cena Contemporânea ( ago/2015);
– “Virada do Cerrado – Cidadania e Sustentabilidade” ( set/2015);
– “Festival Ágora da Música Brasileira” ( set/2015 ) pela Ocupação Funarte com o , este, ao lado de nomes consagrados no cenário da música paraense, como Mestre Vieira, Pio Lobato, Lia Sophia e Strobo;
– “Projeto Alvorada das Artes”, no Teatro Oi Brasília ( out/2015).
– Reveillón 2016 do Gov. do Distrito Federal, com seu show no Palco da Prainha dos Orixás ao lado de Rita Beneditto.
A Turnê “Cheia de Graça”, patrocinada pelo FAC ( Fundo de Apoio à Cultura ) do Gov. do DF, teve início em fevereiro de 2016, quando Emília foi convidada do Maestro Spok, para cantar ao lado dele no Trio Imperador, no GALO DA MADRUGADA,maior bloco carnavalesco do mundo.
Fez ainda 3 shows em Olinda, 2 deles no Tropicasa e o último no “Palco do Fortim”, participando da programação oficial do carnaval da Prefeitura de Olinda.
A Turnê em Pernambuco terminou em grande estilo com o convite novamente do Maestro Spok , quando Emília cantou no Marco Zero, junto com o Orquestrão ( banda com mais de 100 metais), na madrugada da quarta feira de cinzas, para 150.000 pessoas, finalizando os shows em Recife, em grande estilo.
Em julho de 2016, Emília foi a convidada da Festa “Lambateria”, promovida em Belém do Pará pelo guitarrista e produtor Félix Robatto, onde cantou com ele e com Gaby Amarantos.
Na sequência , foi à Macapá e cantou no Festival “ Macapá Verão” , promovido pela Prefeitura de Macapá, quando foi a atração principal do dia.
A arte e a concepção gráfica do grande artista amapaense Ralfe Braga inovam o conceito de encarte de CD´s, transformando o “Cheia de Graça” em uma verdadeira obra de arte.
Opiniões Zeca Baleiro, em mensagem pessoal à artista, agosto de 2013:
“Emília Monteiro é uma grata surpresa musical vinda do Norte brasileiro. Com seu caldeirão fervente e moderno de música regional e pop radiofônico, ela faz sua estreia em CD em grande estilo (e que estilo!). Fiquei muito feliz de ter uma música gravada por ela – “Coisinha”, parceria minha com Suely Mesquita.
Todo o disco é intenso e bonito, e ela canta todas as canções com alma e propriedade. Evoé, Emília! “ Dona Onete, em depoimento na internet – setembro 2014:
“ Emília quando canta, encanta ! Ela tem aquela coisa que o cantor precisa: Inteligência, voz e dinamismo no palco, eu gosto muito de ser sua madrinha. Estou com ela agora e estarei junto dela quando estiver fazendo sucesso, porque ela merece” (https://www.youtube.com/watch?v=V_rGl33c0V8).
Charles Gavin, ex-Titãs, em seu perfil pessoal no Facebook, julho de 2013:
“Ouçam o trabalho da amapaense que mora em Brasília Emília Monteiro; excelente! “ Mauro Ferreira, blog Notas Musicais, outubro de 2013:
“Cheia de Graça é CD que merece atenção – inclusive pelo canto desenvolto de Emília Monteiro. Vale a pena ouvir o canto de Emília Monteiro.”
Zé Vaz, blog Som do Norte, agosto de 2013:
“Emília Monteiro faz uma leitura contemporânea bem pessoal, mesclando influências das mais diversas ao som do Norte. Cheia de Graça aumenta em nós o orgulho da nossa brasilidade, da nossa imensa diversidade cultural, dos frutos da nossa miscigenação.”
Aquiles Reis, músico e vocalista do MPB4, Diário do Comércio, São Paulo, setembro de 2013:
“Emília vive de cantar e voar feito o pássaro que se põe sobre as copas das árvores mais altas da floresta. Sua veia musical iguala em beleza o fruto que brota e amadurece nos galhos.
Bruno Costa, blog Eu Ovo Som, janeiro de 2014:
“Emília Monteiro – uma grata surpresa, num disco de produção e repertório impecáveis.”
Facebook: https://www.facebook.com/emiliamonteiroOficial/
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am