Duterte: Filipinas não romperá laços com EUA. O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse que não está cortando os laços com os Estados Unidos, mas separando a política externa de Manila, de Washington.
Duterte anunciou em Pequim, na quinta-feira, sua separação de Washington, em ambos os setores, militar e econômico, o que levou o governo dos EUA a buscar uma explicação.
Respondendo a perguntas dos jornalistas na cidade de Davao, no sábado, Duterte disse que ele não quis dizer que foi um rompimento de vínculo. Ele disse que queria dizer que a política externa de Manila nem sempre precisa se encaixar com a de Washington.
Duterte está programado para visitar o Japão na próxima semana, para se reunir com o primeiro-ministro Shinzo Abe.
Ele disse que as discussões com Abe serão, principalmente, sobre a cooperação econômica, acrescentando que a questão do Mar do Sul da China, que diz respeito aos interesses do Japão e das Filipinas, também serão discutidos.
O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse na sexta-feira que tinha havido “muitas declarações públicas preocupantes” por parte de Duterte.
Ele disse que essas declarações não condiz com as boas relações entre as pessoas, governos e forças armadas dos EUA e das Filipinas.
Earnest disse que a retórica de Duterte, introduziu a incerteza na relação bilateral.
- Mais de 7 mil professores tiram licença por saúde mental no Japão - 22 de dezembro de 2025 11:26 pm
- Confrontos entre Tailândia e Camboja deixam milhares deslocados - 22 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Polícia de Hong Kong prende 15 por roubo de ¥1 bilhão - 22 de dezembro de 2025 10:56 pm

