Ícone do site Radio Shiga

Destróier norte-americano opera no Mar do Sul da China

image © https://commons.wikimedia.org - Destróier norte-americano opera no Mar do Sul da China

Destróier norte-americano opera no Mar do Sul da China. Os EUA, relata que um de seus destróiers navegou perto de ilhas em disputa no Mar do Sul da China.

O Departamento de Defesa disse que o USS Decatur conduziu a liberdade de operação de navegação perto das Ilhas Paracel na sexta-feira.

Um oficial do departamento disse que o navio passou entre 2 ilhas, que são efetivamente, controladas pela China.

A área está fora da zona das 12 milhas náuticas em torno das ilhas e é considerado como mar aberto, pelo direito internacional. A China, porém, reivindica soberania sobre a área, dizendo que as águas são de sua competência.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse a repórteres na sexta-feira que o objetivo da operação é proteger os direitos e a liberdade das nações sob a lei internacional.

É a quarta navegação dos EUA desde outubro do ano passado, perto de ilhas controladas pela China. Foi também a primeira vez depois que o Tribunal Internacional de Arbitragem, em Haia, decidiu em favor das Filipinas e rejeitou as reivindicações territoriais da China, no Mar da China Meridional.

O Ministério da Defesa da China disse que dois navios da Marinha chinesa alertaram o navio de guerra dos EUA para sair.

O porta-voz do Ministério, Wu Qian, emitiu uma declaração dizendo que o navio dos EUA havia entrado em águas territoriais da China, acrescentando que Pequim está resoluta contra o comportamento provocativo e apresentou um protesto aos EUA.

A declaração diz que, como resultado de um trabalho duro por parte dos países da região, a situação no Mar da China Meridional tem visto uma evolução positiva. Mas acrescentou que a entrada em águas territoriais da China pelos EUA é o causador de problemas, quando se trata de estabilidade nos mares.

O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu com o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, na quinta-feira, e expressou a vontade de melhorar as relações bilaterais.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile