De filho para pai, André Abujamra em O Homem Bruxa. “Somos o que somos / Inclassificáveis”, este trecho, de “Inclassificáveis”, de Arnaldo Antunes, é um bom jeito para começar a falar de André Abujamra, artista inquieto que, como tal, se expressa das mais diversas formas. Ator, cantor, compositor, cineasta, instrumentista, produtor.
Independente da forma, ele está lá, dando algo ao público. É assim desde 1988, quando estreou, com o LP “Música e Ciência”.
Neste processo, onde atua em várias frentes, o paulista fez aportar, no mercado, em 2015, seu quarto disco solo, apropriadamente intitulado como “O Homem Bruxa”.
Com dez faixas, fez nascer espetáculo homônimo que, tendo como primeira parada a capital curitibana, percorrerá todo o Brasil em turnê nacional.
No próximo dia 30 de outubro, domingo, às 20h00, no teatro Bom Jesus, o público verá o espetáculo “O Homem Bruxa com André Abujamra”.
E a proposta é peculiar, como o próprio músico: sozinho em cena, executa todos os instrumentos, que vão de piano a flauta chinesa Hulusi, passando por baixo e conga, além de guitarra, bateria, percussão e teclado.
Se você acha pouco, saiba que ele ainda produz, dirige, dança, atua, faz mágicas e, pasme, até levita no palco, tudo de acordo com sua personalidade peculiar.
Falando em peculiaridade, a plateia não se surpreenderá com o que André ainda reserva para a noite: instrumentos que falam, bases pré-gravadas com algumas criadas na hora em sistema de som 5.1, caixas de som em locais estratégicos e projeções; em uma delas, o ator, diretor de teatro e apresentador Antônio Abujamra, pai de André e homenageado deste disco/espetáculo, recita poesia dentro de uma nave
Nada disso é estranho para Curitiba, já habituada com o fantástico mundo de André Abujamra, que mantém relação profissional e pessoal com a cidade, cidade esta na qual morou por alguns anos e, agora, retorna a ela com espetáculo onde, para variar, mostra que existe, sim, vida inteligente no showbusiness brasileiro.
By: Arthur Vilhena.
Serviço:
O que: O Homem Bruxa com André Abujamra
Quando: 30 de outubro, domingo, às 20h.
Onde: Teatro Bom Jesus (Rua 24 de maio, número 135, Centro).
Quanto: Inteira R$ R$ 58,00, meia-entrada 33.
Ingressos: http://www.diskingressos.com.br/evento/4940
André Cibelli Abujamra (51), ator, diretor, maestro, músico multi-instrumentista e produtor musical. Nascido em São Paulo no dia 15/05/1965, é filho do ator e diretor Antonio Abujamra (in memoria).
Difícil montar o quebra cabeça do perfil artístico de André Abujamra, pois o cantor de ópera que cursou regência na FAAM de SP saiu sem o canudo, mas conseguiu algo que poucos músicos conseguem, que é misturar o que aprendeu na universidade aos cantos dos terreiros de candomblé, local de vivências pessoais e onde se descobriu Alabê, com guitarras distorcidas e transformar tudo isso ainda em trilhas de cinema, TV e teatro. Seu nome esta em mais de 40 filmes brasileiros, muitos deles premiados, e o seu currículo acumula prêmios como, Candango, Kikito, Guarnicê, e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Entre os filmes nacionais que assinou a trilha estão Bicho de 7 cabeças, Carandiru, Durval Discos, Domésticas, I Love Rio e o mais recente Trinta sobre a vida de Joãozinho Trinta, além da produção internacional mexicano Vozes Inocentes.
Na TV fez trilhas que caíram no imaginário popular entre elas Castelo Ra-tim-bum e Telecurso Segundo-Grau, no teatro assinou diversas peças entre elas Fragmentos de um Discurso Amoroso e Tribos, ambas com direção de Ulisses Cruz com Antonio Fagundes no elenco.
Acumula 7 APETESP e foi o ganhador mais novo, com apenas 23 anos, do prêmio Molieré com a peça Encontrar-se.
Na TV fez o maestro Cursino em Saramandaia e “Os Especialistas,” direção de Fernando Meirelles, ambas na TV Globo e Sonhos de Abu no Canal Brasil.
Na década de 1980, junto com o músico e compositor Maurício Pereira fundou Os Mulheres Negras.
Eles se autodenominam a terceira menor big band do mundo e lançaram 2 CDs, Música e Ciência (1988) e Música Serve pra Isso (1990). Atualmente realizam show e se preparam para a gravação de um novo trabalho.
André Abujamra também foi fundador da banda Karnak, e é integrante a mais de 20 anos do grupo.
A banda marcou uma geração com sua proposta original e provocadora. Em 2014 foi diretor musical e coordenador da banda do programa Agora é Tarde na Bandeirantes.
Em maio de 2015, André lançou o show O Homem Bruxa, onde o multiartista apresenta um show/filme/espetáculo executando todos os instrumentos no palco.
Durante o espetáculo o músico realiza ao vivo a trilha para os vídeos, dirigidos e muitos deles também captados por ele mesmo.
Usando bases pré gravadas, loop, pedais e instrumentos adaptados para serem tocados simultaneamente, o artista cria ambientação sonora e também visual para o público que poderá conferir um de seus espetáculos mais lúdicos.
(Por Andréa dos Santos.)
Website: http://andreabujamra.net/
Facebook: https://www.facebook.com/andreabujamraoficial/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCnDUSvi_Nh0ipLXR6JNgbdw
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am