Antonio Guterres, de Portugal, será o novo Secretário Geral da ONU. O ex-primeiro-ministro Português Antonio Guterres, 67 anos, foi eleito para se tornar o próximo secretário-geral das Nações Unidas.
Guterres substituirá Ban Ki-moon, que deixará o cargo no final do ano, depois de 2 mandatos, nos últimos 10 anos.
O Conselho de Segurança da ONU, de 15 membros, realizou uma sexta votação secreta, na quarta-feira. Treze países apoiaram Guterres, e nenhuma nação votou contra ele, incluindo os 5 membros permanentes com poder de veto.
Ele era o favoritos nas últimas cinco votações.
Os 15 embaixadores realizaram uma conferência de imprensa após a última votação.
Vitaly Churkin, da Rússia, Presidente do Conselho de outubro, declarou que Guterres era o franco favorito. Churkin expressou a esperança de que o conselho vá recomendar, por unanimidade, Guterres à Assembléia Geral.
Churkin disse esperar que Guterres desempenhe as funções de secretário-geral para os próximos 5 anos.
Guterres foi primeiro-ministro de Portugal entre 1995 e 2002. A partir de 2005, ele serviu como alto comissário da ONU para refugiados, por 10 anos. Trabalhou em problemas no Iraque, Myanmar, Somália, Síria e em outros lugares.
Em audiências públicas realizadas em Abril pela Assembleia Geral para selecionar o próximo chefe da ONU, Guterres expressou sua determinação para enfrentar os problemas dos refugiados.
- Japão deve receber menos turistas chineses no Ano Novo Lunar - 15 de fevereiro de 2026 11:46 pm
- Corrida de trenós com cães anima fim de semana em Hokkaido - 15 de fevereiro de 2026 11:41 pm
- Protesto em Minneapolis fecha loja Target e critica atuação do ICE - 15 de fevereiro de 2026 11:34 pm




















