Revelada posição de Tóquio em relação às Ilhas Curilas (territórios do Norte para o Japão)

0

Premiê japonês, Shinzo Abe, deu a conhecer posição de Tóquio em relação às Ilhas Curilas do sul (territórios do Norte para o Japão). Agência Sputnick 

Tóquio tenta desenvolver um diálogo ativo com a Rússia a fim de obter as quatro ilhas disputadas com Moscou e celebrar o acordo de paz, disse Shinzo Abe no parlamento.

“Nós pretendemos realizar negociações intensas com o lado russo a fim de, desenvolvendo as relações em várias áreas inclusive na economia, resolver a questão da entrega de quatro ilhas e celebrar o acordo de paz”, disse o primeiro-ministro, respondendo a perguntas dos deputados.

De acordo com a Abe, em dezembro, na reunião com o presidente russo Vladimir Putin na prefeitura de Yamaguchi, ele tem a intenção de discutir essas questões “num ambiente tranquilo”.

No início de setembro, Abe visitou a cidade russa de Vladivostok, onde falou da importância da cooperação mútua e da necessidade de “começar uma nova era nas relações russo-japonesas”.

Na semana passada, o jornal japonês Yomiuri comunicou que Japão não vai exigir que a Rússia devolva todas as quatro ilhas como condição para a conclusão de um acordo de paz, como acontecia até agora.

Foi destacado que Tóquio está disposto a aceitar a entrega de apenas Khabomai e Shikotan. As autoridades japonesas esperam, de acordo com o jornal, continuar as negociações sobre Iturup e Kunashir após a conclusão do acordo.

Em 1956 a União Soviética e o Japão assinaram, após o fim da Segunda Guerra Mundial, uma declaração conjunta que previa que Tóquio receberia as Ilhas de Habomai e Shikotan após a celebração de um acordo de paz, mas a questão das outras duas ilhas não foi discutida. Segundo os analistas, a diferença de estatuto das ilhas foi a razão das dificuldades no processo de negociações, que já dura há 60 anos.

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.