Obama condena teste nuclear da Coreia do Norte. O Presidente dos EUA, Barack Obama, condenou o quinto teste nuclear da Coreia do Norte, classificando-o de uma grave ameaça à segurança regional e à paz e estabilidade internacional.
Obama disse em um comunicado, na sexta-feira, que os Estados Unidos nunca aceitarão a Coreia do Norte como um Estado nuclear, acrescentando que as ações provocativas do Norte têm servido para isolar o seu povo.
Obama também disse que consultou, separadamente, por telefone, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e a presidente sul-coreana, Park Geun-hye.
Segundo Obama, os três países concordaram em trabalhar com o Conselho de Segurança da ONU e os países relevantes para implementar, de forma enérgica, as medidas existentes e tomar medidas adicionais significativas, incluindo novas sanções à Coreia do Norte.
Obama reiterou para Abe e Park o compromisso, inabalável, dos EUA em tomar medidas necessárias para defender seus aliados, incluindo a implantação de uma bateria de defesa de alta altitude – Terminal High Altitude Area Defense (THAAD), na Coreia do Sul.
O governo dos EUA pretende chamar a China, que tem laços profundos com a Coreia do Norte, para aplicar estritas sanções ao país.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am