11.1 C
Kóka
domingo, 2024/05/19  9:41
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Conselho de Segurança da ONU condena teste nuclear da Coreia do Norte

Conselho de Segurança da ONU condena teste nuclear da Coreia do Norte. O Conselho de Segurança das Nações Unidas emitiu uma declaração à imprensa condenando o teste nuclear da Coreia do Norte.

Os membros do Conselho reuniram-se por cerca de uma hora, à portas fechadas, na sexta-feira, após o teste, no início do dia. As conversações de emergência ocorreram a pedido do Japão, EUA e Coreia do Sul.

O Presidente do Conselho, embaixador da Nova Zelândia na ONU, Gerard van Bohemen, anunciou o comunicado. Ele diz que o teste é uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança, e uma ameaça à paz e segurança internacionais.

A declaração também diz que os membros do conselho vão começar a trabalhar, imediatamente, em “medidas apropriadas”, uma indicação de que vão discutir novas sanções contra o Norte.

O embaixador do Japão na ONU,  Koro Bessho, disse aos repórteres que ninguém no conselho se opus à idéia. Ele disse que o Japão buscará a aprovação de uma nova resolução, que inclui medidas adicionais.

O enviado da China na ONU, Liu Jieyi, manifestou oposição ao teste nuclear. Ele disse que todas as partes devem abster-se de provocações e outras ações que possam agravar a situação.

Em março, o Conselho de Segurança adotou uma resolução que atingiu Pyongyang com novas sanções, incluindo restrições sobre o comércio de recursos naturais.