Navios de combate chineses entram no território japonês. Três navios da guarda costeira chineses entraram na zona das ilhas Senkaku, informa o serviço de segurança do mar do Japão.
A zona abrange 22,2 quilômetros entre a área econômica exclusiva e águas territoriais japonesas. No início de agosto, dois navios de patrulha e seis escunas entraram no território disputado. Tal façanha provocou críticas por parte de Tóquio. O embaixador da China foi chamado à chancelaria japonesa, onde foi declarado protesto drástico.
O serviço de segurança no mar está exigindo a saída dos navios chineses da zona, reforçando que eles não se aproximem das águas territoriais do Japão.
As ilhas de Senkaku são motivo de disputa territorial entre a China e o Japão. O Japão declara que ocupa a ilha desde 1895, Pequim afirma que mapas japoneses de 1783 e 1785 marcam as ilhas como território chinês.
Depois da Segunda Guerra Mundial, as ilhas, que eram controladas pelos EUA, foram transferidas para o Japão em 1972. Taiwan e China continental defendem que o Japão ocupa ilegalmente as ilhas. O Japão considera que a China e Taiwan começaram a reivindicar pelo território na década de 1970, depois de se tornar claro que as ilhas são ricas em recursos fósseis.
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
- EUA ampliam sanções contra familiares e aliados de Maduro - 21 de dezembro de 2025 8:25 am
- Japão e Ásia Central firmam pacto para cooperação estratégica - 21 de dezembro de 2025 8:18 am

