Tóquio, Japão, 21 de dezembro de 2025, Kyodo News – Líderes do Japão e de cinco países da Ásia Central — Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Tajiquistão e Turcomenistão — assinaram neste sábado (20) a Declaração de Tóquio, documento que estabelece diretrizes para ampliar a cooperação econômica, fortalecer cadeias de suprimento de minerais críticos e lançar parcerias em tecnologia.
A primeira-ministra japonesa Takaichi Sanae destacou a importância do encontro, o primeiro em nível de chefes de Estado dentro do diálogo “Ásia Central + Japão”, ativo há mais de duas décadas.
O Japão anunciou a meta de 3 trilhões de ienes (cerca de US$ 19 bilhões) em projetos empresariais na região nos próximos cinco anos. Entre os acordos firmados estão iniciativas para diversificar o fornecimento de gálio — usado em semicondutores — e urânio, essencial para geração de energia nuclear.
A declaração também prevê o fortalecimento da Rota Internacional de Transporte Transcaspiana, que conecta a Ásia Central à Europa, e o lançamento de uma parceria em inteligência artificial, voltada para inovação e desenvolvimento tecnológico conjunto.
Durante o fórum empresarial paralelo ao encontro, mais de 150 projetos foram formalizados entre empresas e governos, com destaque para a primeira importação japonesa de gálio do Cazaquistão.
A próxima cúpula será realizada no Cazaquistão, dando continuidade ao esforço conjunto por uma ordem internacional livre e aberta, baseada no respeito ao direito internacional e na cooperação pragmática entre as nações.
A iniciativa reforça o papel do Japão como articulador regional e parceiro estratégico em tempos de reconfiguração geopolítica e busca por segurança energética.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am

