Ministros japoneses reagem ao lançamento de mísseis norte-coreanos. Um porta-voz do governo do Japão disse que o desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coréia do Norte continuou, claramente, a violar as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e é “absolutamente intolerável.”
O chefe de gabinete, Yoshihide Suga, fez as declarações na terça-feira, um dia depois de a Coreia do Norte lançar 3 mísseis balísticos. Acredita-se que tenham caído na zona econômica exclusiva do Japão, no Mar do Japão.
Suga disse que o governo japonês continuará a coordenar, estreitamente, com os Estados Unidos, Coreia do Sul e outras partes, e instar a Coreia do Norte a seguir as resoluções da ONU e se abster de ações provocativas.
Ele acrescentou que o governo irá proteger, totalmente, a segurança pública e do país. A ministra da Defesa, Tomomi Inada, disse separadamente a repórteres que a tecnologia de mísseis da Coreia do Norte está melhorando e requer uma resposta urgente.
Ela disse que os mísseis que a Coreia do Norte lançou na segunda-feira caíram simultaneamente, mais ou menos no mesmo lugar, na ZEE do Japão. Ela também se referiu ao lançamento de um míssil balístico norte-coreano à partir de um submarino, no final de agosto.
Inada disse que o Japão precisa melhorar as suas capacidades de defesa contra mísseis. Ela disse que o Japão precisa reforçar sua aliança com os EUA, e, ao mesmo tempo coordenar entre si a defesa contra mísseis balísticos, acrescentando que uma estreita cooperação entre o Japão, EUA e Coreia do Sul também será necessária.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am