A posição do Japão sobre a necessidade de recuperar todas as Ilhas Curilas é inabalável, declarou o secretário-geral do Governo do Japão Yoshihide Suga respondendo à informação da mídia sobre uma possível cedência do país nesta questão. Agência Sputnick
O jornal japonês Yomiuri tinha comunicado que Japão não iria exigir a entrega das quatro ilhas Curilas do Sul para celebrar o acordo de paz com a Rússia. Segundo a edição, Tóquio concordaria com a entrega por Moscou de duas ilhas — Habomai e Shikotan e em adiar a discussão sobre as outras duas – Iturup e Kunashir.
Em 1956 a União Soviética e o Japão assinalaram uma declaração conjunta que previa que Tóquio receberia as Ilhas de Habomai e Shikotan após a celebração de um acordo de paz, mas a questão das outras duas ilhas não foi discutida. Segundo os analistas, a diferença de estatuto das ilhas foi a razão das dificuldades no processo de negociações, que já dura há 60 anos.
https://youtu.be/-4cZF6iEvQk
A questão de entrega das duas ilhas foi discutida entre Putin e Yoshiro Mori em 2001 mas, após a nomeação de Koizumi, esta ideia foi adiada. A falta de acordo de paz influencia negativamente o desenvolvimento das relações entre o Japão e a Rússia.
O Japão exige a restituição das quatro ilhas de Curilas do Sul com base em um tratado assinado há 150 anos, o Tratado de Comércio e Fronteiras de 1855. Moscou, por seu lado, afirma que as Ilhas Curilhas passaram a fazer parte da União Soviética após a Segunda Guerra Mundial e que a soberania russa não pode ser questionada.
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm