Japão lança novo sistema de alerta de lançamento de míssil. O governo japonês criou um novo sistema de emergência, para emitir alertas mais rápidos e mais abrangentes sobre lançamentos de mísseis norte-coreanos.
Os sistemas atuais, incluindo o J-ALERT, informam os governos locais de lançamentos de mísseis e se eles poderiam afetar o Japão. Mas os sistemas não incluem avisos aos navios e aeronaves.
O novo sistema irá alertar os navios e aeronaves não só em águas e espaço aéreo territoriais do Japão, mas também na zona econômica exclusiva do país.
Especificamente, o secretariado do gabinete, em primeiro lugar, informará o Ministério da terra, a Guarda Costeira e a Agência de Pesca do lançamentos de mísseis. As 3 entidades, então, notificarão, imediatamente, os navios e aeronaves por rádio.
A medida do governo acontece depois que a Coreia do Norte disparou mísseis balísticos em agosto, e na segunda-feira desta semana, que caíram dentro da zona econômica exclusiva do Japão.
O governo também está considerando medidas para emitir alertas ainda mais rapidamente, incluindo o uso de um sistema de e-mail automático.
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
- EUA ampliam sanções contra familiares e aliados de Maduro - 21 de dezembro de 2025 8:25 am
- Japão e Ásia Central firmam pacto para cooperação estratégica - 21 de dezembro de 2025 8:18 am

