Japão e Singapura, firmes contra a Coreia do Norte. Os líderes do Japão e Singapura dizem que vão adotar uma firme posição contra a Coréia do Norte, que tem realizado repetidos testes nuclear e de mísseis balísticos.
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, encontrou seu homólogo de Singapura, Lee Hsien Loong, em Tóquio, na quarta-feira.
Eles concordaram com uma abordagem mais dura para questões norte-coreanas, incluindo a aplicação rigorosa das resoluções do Conselho de Segurança da ONU. O Conselho condenou os programas nuclear e de mísseis de Pyongyang e pediu aos países membros para impor sanções contra a Coreia do Norte.
Os líderes também reafirmaram a importância do Estado de Direito, bem como a coordenação internacional, sobre a questão do Mar do Sul da China. A China tem construído pistas de pouso e instalações de radar em ilhas artificiais.
Os primeiros-ministros também discutiram planos para uma ferrovia de alta velocidade entre Singapura e a capital da Malásia, Kuala Lumpur. Abe expressou a esperança de que o sistema Shinkansen do Japão seja adotado para o projeto, como um símbolo de cooperação entre o Japão e Singapura.
Abe e Lee concordaram em realizar uma reunião de altos funcionários do governo para discutir formas de reforçar a cooperação no domínio dos transportes e infra-estrutura.
Eles também concordaram em trabalhar juntos para que o acordo de livre comércio – Parceria Trans-Pacífico (TTP) entre em efeito rapidamente.
O primeiro-ministro de Singapura está visitando o Japão para receber uma homenagem póstuma por seu pai, o ex-primeiro-ministro Lee Kwan Yew, que morreu no ano passado. O primeiro-ministro Abe entregou a condecoração para Lee.
- Playground in Gaza: poesia sonora em tempos de guerra - 4 de agosto de 2025 2:35 am
- Chanceler da Ucrânia visita Japão e busca mais cooperação - 4 de agosto de 2025 1:14 am
- Pesquisadores usam etanol para cultivar vegetais sob calor extremo - 4 de agosto de 2025 1:09 am