Ícone do site Radio Shiga

Investigação internacional, voo MH17 da Malaysian Airlines foi abatido por míssil

photo by www.rt.com - Investigação internacional, voo MH17 da Malaysian Airlines foi abatido por míssil

Investigação internacional, voo MH17 da Malaysian Airlines foi abatido por míssil. Uma equipe internacional de investigadores afirma que o jato de passageiros Malaysia Airlines, voo MH 17, abatido no leste da Ucrânia há dois anos, foi atingido por um míssil de fabricação russa, disparado de uma aldeia por rebeldes pró-russos.

Os investigadores da Holanda, Ucrânia e 3 outros países estão investigando o incidente. Todos as 298 pessoas a bordo do avião que, que ia de Amesterdão para Kuala Lumpur em julho de 2014, morreram.

A equipe disse a repórteres na Holanda, na quarta-feira, que o jato foi derrubado por um míssil terra-ar Buk de fabricação russa, disparado da aldeia de Pervomaysk, no leste da Ucrânia.

Havia lutas entre forças do governo e os separatistas pró-russos, no leste da Ucrânia, na época. Os investigadores dizem que a aldeia estava em poder dos rebeldes, no momento do incidente.

A equipe também disse que fotografias tiradas por moradores locais e interceptação das comunicações entre os separatistas sugerem que o sistema de mísseis tinham sido levados para a Ucrânia, no dia que o avião foi derrubado. Eles dizem que a arma foi devolvida à Rússia no dia seguinte.

A equipe disse que identificou cerca de 100 pessoas, que eles acreditam, pode estar envolvidas na derrubada do avião, acrescentando que vão continuar a tentar identificar os culpados.

O governo holandês, no ano passado, concluiu no seu relatório que um sistema de mísseis terra-ar de fabricação russa abateu o avião.

Antes da conferência de imprensa, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, negou a afirmação.

Ele disse que não havia míssil presente nos dados recebidos do radar russo. Acrescentou que se houvesse um míssil lá, ele só poderia ter sido lançado a partir de um outro território.

Um líder separatista pró-russo em Donetsk, leste da Ucrânia, disse à mídia Rússia que eles não tinham quaisquer mísseis terra-ar, como o Buk, naquele momento.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile